AtaNews Publicidade 728x90
31/08/2018 às 11h40min - Atualizada em 31/08/2018 às 11h40min

Saiba os truques de uma cozinha sem armários

Aprenda a deixar o cômodo organizado, moderno e decorado sem a necessidade do uso desses móveis

Revista Zapimóveis
É preciso ter uma ordem na disposição dos objetos para trazer simetria e conforto visual aos moradores e visitantes (Foto: Reprodução/Pinterest)
Organização e planejamento são as palavras de ordem para se ter uma cozinha bonita e sem armários. E sim, é possível viver sem eles! Mas ninguém quer entrar no cômodo e sentir que o local está completamente desarrumado e desorganizado.

Segundo a arquiteta e designer de interiores da Tsuru Arquitetura, Ana Carolina Faria, é preciso ter uma ordem na disposição dos objetos para trazer simetria e conforto visual aos moradores e visitantes. Na ausência dos móveis, a vantagem é ter exposto na cozinha apenas o que é fundamental. “Dar destino certo a cada um dos objetos torna tudo mais fácil na hora de achá-los e utilizá-los”, ensina.

No lugar dos armários entram outras soluções, que irão deixar o cômodo bonito, prático e funcional. As opções são infinitas, segundo Ana. “Podemos utilizar prateleiras, suportes metálicos, nichos, caixas de feiras e estantes modulares. Tudo vai depender da quantidade de utensílios que serão guardados e como o morador deseja expor o que tem ali”, explica.

É assim na cozinha da profissional de relações públicas Isabela Flores. Prateleiras foram destinadas aos pratos, copos e travessas, enquanto os ganchos abrigam panelas, pegadores e conchas. Acima da pia foi instalada uma chapa de ímã horizontalizada, onde as facas maiores ficam “grudadas”. “No começo achei que seria difícil não ter armários, porque meu apartamento é muito pequeno e tenho um enxoval grande. Mas ficou tudo lindo e charmoso depois de uma boa organização. Nem lembro que não tenho armários. Expor as peças virou um tipo de decoração”, diz ela.


cozinha_sem_armarios

cozinha_sem_armarios


As cozinhas sem armários ficam ainda mais charmosas quando as peças aparentes seguem padrões de cores, temas ou estampas (Foto: Reprodução/Pinterest)

Por falar em decoração, as cozinhas sem armários ficam ainda mais charmosas quando as peças aparentes seguem padrões de cores, temas ou estampas – toda a louça vermelha, amarela, listrada, e por aí vai. Em cômodos com nichos para armários embutidos, as clássicas “cortininhas” podem ser protagonistas. Segundo Ana, com o uso da cortina é possível ter mais possibilidades de mudar o estilo do ambiente, seja com um tecido bacana ou com estampas e cores diferentes. Ela atenta para que a escolha dessa cortina seja harmoniosa e “converse” com o resto do estilo da cozinha. “Deve-se usar ainda um tecido que resista à umidade e à gordura, e de que de tempos em tempos deve ser lavado e trocado”, pondera.

Por falar nisso, a limpeza é outro fator essencial quando se opta não ter armários. É que as peças estão mais expostas à poeira e gordura diárias. Na casa da Isabela, por exemplo, as prateleiras onde estão os copos recebem uma nova folha de papel alumínio ou papel toalha a cada semana. As peças que passam mais tempo sem ser usadas são lavadas uma vez por mês.

cozinha_armarios

cozinha_armarios


Podemos utilizar prateleiras, suportes metálicos, nichos, caixas de feiras e estantes modulares (Foto: Reprodução/Pinterest)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »