AtaNews Publicidade 728x90
31/08/2018 às 10h29min - Atualizada em 31/08/2018 às 10h29min

Secretaria de Saúde decide promover novo Dia D de vacinação contra pólio e sarampo neste sábado (1º)

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
As dez UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e a Vigilância Epidemiológica de Birigui estarão abertas neste sábado (1º de setembro), das 8h às 17h, para um novo Dia D da campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo. A vacinação tem como público-alvo as crianças entre um ano e menores de cinco anos.

A Secretaria Municipal de Saúde decidiu promover mais uma mobilização visando aumentar a cobertura vacinal, que até o momento é de 77,94%. A campanha, que começou em 4 de agosto, tem como meta estipulada pelo Ministério da Saúde em 95%. Este será a terceira mobilização da campanha no município. As outras duas aconteceram nos dias 4 e 18.

“Estamos a um dia do término da campanha e ainda temos 1.150 crianças que não foram imunizadas, o que nos preocupa. Por isso, a vacinação deste sábado é mais uma chance para que os pais e responsáveis levem as crianças para receberem o reforço vacinal contra as duas doenças”, disse a diretora da Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Bruna Alves Gonçalves.

BALANÇO

Balanço parcial divulgado nesta quinta-feira (30) aponta que 4.064 crianças foram vacinadas contra a pólio e 4.036 contra o sarampo. A secretaria reforça que todas as crianças devem receber as vacinas mesmo que a carteirinha de vacinação esteja em dia. Nesta quinta e sexta-feira as doses estão sendo aplicadas em todas as UBSs do município, das 7h às 18h.

Conforme Mauricéia, além de elevar a cobertura vacinal, o maior objetivo é proteger as crianças e manter as duas doenças longe do município. “A vacinação é a única forma de impedir a propagação do vírus do sarampo, que voltou a circular no país, e evitar a reintrodução do vírus da paralisia infantil, doença já eliminada”, alertou.

BUSCA ATIVA

Desde a semana passada a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, está fazendo uma busca ativa nos CEIs (Centros de Educação Infantil) e escolas municipais para vacinar as crianças que ainda não foram imunizadas. A iniciativa, que segue até esta sexta-feira (31), é mais uma estratégia para atingir a cobertura da campanha.

O trabalho nas unidades escolares do município é realizado pelas equipes da ESF (Estratégia Saúde da Família) em suas áreas de abrangência. Os profissionais estão orientando os pais e responsáveis sobre a importância do reforço da imunização e aplicando, no final da tarde, as doses contra pólio e sarampo nas crianças.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »