AtaNews Publicidade 728x90
30/08/2018 às 15h59min - Atualizada em 30/08/2018 às 15h59min

Animais domésticos podem contrair febre maculosa, diz veterinário

Febre alta, rigidez e dificuldade para respirar são alguns dos sintomas da febre maculosa em animais

ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais
Foto: Reprodução
A febre maculosa, conhecida por contaminar seres humanos, também pode ser contraída pelos animais domésticos. A doença é transmitida através da picada do carrapato estrela contaminado pela bactéria Rickettsia rickettsii.

Ao picar e se alimentar do sangue, o inseto transmite a bactéria pela saliva. Por isso, segundo o médico veterinário Mario Sergio Augusto Junior, é importante proteger os animais. De acordo com o especialista, a doença permanece incubada no organismo até que os sintomas começam a surgir.

“Cães podem pegar o carrapato infectado na rua e em parques e por isso é importante que o cachorro esteja protegido. Existem coleiras, remédios e protetores que fazem essa função. Hoje, o mercado já dispõe também de exames que detectam rapidamente se o animal está infectado. São testes rápido de sangue, que levam de 10 a 12 minutos”, explica Mario Sergio.

Estimativas divulgadas pelo portal Meon dão conta de que uma única pulga é capaz de picar um animal mais de 100 vezes em apenas 24 horas. A cada 72 parasitas do tipo, 1 ml de sangue de cães pode ser consumido por dia.  

Os sintomas da febre maculosa em animais são: febre alta, rigidez, dificuldade para respirar, vômito, diarreia, edemas nas patas e no focinho, sangramento nasal, na urina e nas fezes.  
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »