AtaNews Publicidade 728x90
30/08/2018 às 10h25min - Atualizada em 30/08/2018 às 10h25min

Sexta-feira é o último dia para vacinar cães e gatos contra a Raiva em Votuporanga

Ponto fixo de vacinação gratuita está localizado na sede do Secez, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A vacinação gratuita de cães e gatos contra a Raiva termina nesta sexta-feira (31/08). A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Votuporanga alerta para a importância de levar os animais de estimação para serem vacinados contra a doença que pode ser fatal tanto em humanos quanto nos bichos.

O ponto fixo de vacinação gratuita está localizado na sede do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Cães e gatos que ainda não foram imunizados em 2018 devem receber a vacina. O Secez está localizado à Rua Santa Catarina nº 3935, bairro Patrimônio Velho (próximo a Secretaria da Saúde).

Até o momento, segundo dados da Secretaria de Saúde, foram vacinados cerca de 6,8 mil animais (5.719 cães e 1.127 gatos), o que representa em torno de 45% da população canina e felina estimada em Votuporanga.

A vacina visa abranger cães e gatos a partir do terceiro mês de vida contra a Raiva. Para serem vacinados, os animais não podem estar doentes, com parasitas ou em estado de desnutrição. A vacina é segura, não oferece riscos e tem validade de um ano, ou seja, aqueles que participaram da ação no ano passado devem ser imunizados novamente. A vacina contra a Raiva é uma das principais maneiras de controlar a doença.

O alerta para a vacinação foi reforçado após o registro de um caso confirmado de Raiva em morcego, encontrado morto na zona norte da cidade.  A amostra coletada do animal foi encaminhada para análise do Instituto Pasteur, em São Paulo, cujo resultado confirmou a presença do vírus da Raiva.
 
Recomendações

A Vigilância Epidemiológica esclarece que em casos de acidentes com animais ou contato com animais adoentados ou mortos, é necessário procurar pelo serviço de pronto atendimento mais próximo, como a UPA – 24 horas ou o Pronto Atendimento do Mini-hospital da Zona Norte “Fortunata Germano Pozzobon”. Os pacientes serão avaliados pelo profissional de saúde e devem ser notificados imediatamente à Vigilância Epidemiológica Municipal pelo 0800.771.8070 e à Ambiental, através do 0800.770.9786.
 
Atenção

Caso o morador encontre morcegos caídos, cães ou gatos com mudanças de comportamento, deve entrar em contato imediatamente com a Vigilância Ambiental – 0800.770.9786.
 
Raiva

A doença pode infectar qualquer mamífero por meio da saliva ou mordedura, sendo fatal em casos em que não é dada a assistência médica em tempo hábil. Quem entrar em contato com a saliva de animais desconhecidos ou suspeitos deve lavar a região abundantemente com água e sabão e procurar assistência médica imediata.
 
Sintomas em humanos

Os sintomas clínicos são inespecíficos e duram em média de 2 a 10 dias, dentre eles, mal-estar geral, pequeno aumento da temperatura, anorexia, cefaléia e náuseas, como também, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia. Podem ocorrer inflamações próximos ao local da mordedura e alterações de comportamento.

Na evolução da doença surgem manifestações de ansiedade crescentes, febre, delírios, espasmos musculares involuntários e generalizados e/ ou convulsões. Espasmos dos músculos da laringe, faringe e língua ocorrem quando o paciente vê ou tenta ingerir líquidos, apresentando hidrofobia. Os espasmos musculares evoluem para um quadro de paralisia, levando a alterações cardiorrespiratórias, retenção urinária e obstipação intestinal, evoluindo para óbito de 2 a 7 dias.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »