AtaNews Publicidade 728x90
30/08/2018 às 09h44min - Atualizada em 30/08/2018 às 09h44min

Prefeitura de Birigui inicia desassoreamento do Córrego Parpinelli; ação visa combater enchentes

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Birigui iniciou nesta quarta-feira, 29 de agosto, um trabalho de visa melhorar o escoamento do Córrego Parpinelli para combater enchentes.

Uma força tarefa das secretarias de Serviços Públicos/Água/Esgoto e Meio Ambiente/Desenvolvimento Sustentado está utilizando quatro caminhões basculantes e uma retroescavadeira para realizar a remoção de areia, vegetação desnecessária e entulhos, como garrafas pet, sacos plásticos e demais objetos descartados no córrego.

O serviço segue nos próximos 20 dias e teve início na foz do Córrego Parpinelli, no trecho localizado atrás do Corpo de Bombeiros, no bairro Santo Antônio, um dos pontos críticos de enchentes da cidade.

“O trabalho visa melhorar o escoamento, fazendo com que o córrego retenha uma maior quantidade da água da chuva. A meta é conter a água para que não ocorram enchentes”, explicou o diretor de Meio Ambiente, Rafael Polizel.

Segundo o diretor, a limpeza é importante, pois melhora o trajeto natural da água. “O lodo, a areia, a vegetação que cresce e os entulhos atrapalham o trajeto da água e são responsáveis pelas enchentes. Essa força tarefa visa melhorar as laterais do córrego. A expectativa é realizar 25 viagens de caminhões para remover o que será retirado”, frisou o diretor.

A Prefeitura também irá promover, em breve, o plantio de grama no talude (parte inclinada) do córrego. A meta é aumentar a estabilidade no local.

“Essa limpeza é um trabalho muito importante, pois evita enchentes, preserva o meio ambiente e mantém a limpeza do córrego e do próprio município. É um trabalho que requer união de forças e muito cuidado por parte da equipe da Prefeitura de Birigui”, completou o diretor Rafael Polizel, lembrando que a ação conta com a dispensa de outorga do DAEE e tem autorização da Cetesb.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »