AtaNews Publicidade 728x90
23/08/2018 às 14h14min - Atualizada em 23/08/2018 às 14h14min

Veja como ter um banheiro mais ecológico

Recursos como descargas e chuveiros econômicos ajudam a reduzir a consumo de água

Revista Zapimóveis
Foto: Reprodução
A preocupação com o meio ambiente aumenta cada dia mais. E a discussão não se restringe apenas em relação ao que é consumido, mas, principalmente, no destino que é dado ao que se consome. Por isso, é natural que a onda da sustentabilidade invada também os banheiros.

banheiro

banheiro


O custo do banheiro não é elevado, mas é preciso cuidado na hora de planejar (Foto: Reprodução/Deco Actual)

De acordo com a arquiteta Daniela Penna, os banheiros verdadeiramente ecológicos são aqueles que não manda os dejetos para o esgoto da forma tradicional. “Imagine que tudo que sai do nosso banheiro precisa ser coletado, separado da água e levado para um aterro sanitário – e a água restante, tratada para ser devolvida à rede. O processo todo é caro e em geral bastante poluente”, afirma a especialista. “O ideal seria usar um vaso sanitário que separa a urina das fezes, e um sistema de tratamento em que cada uma é armazenada e preparada para uso como fertilizante”.

banheiro_ecologico

banheiro_ecologico


Um reservatório para armazenar água é uma boa saída para quem mora em casa (Foto: Reprodução/SOS Planeta)

Segundo Daniela, o custo para execução de um banheiro assim não é tão elevado, mas exige espaço e conhecimento. De toda forma, é possível adotar uma série de medidas para tornar o uso do banheiro mais ecologicamente correto. A mais fácil delas é a economia de água.

“Hoje a maioria das bacias com caixa acoplada tem um acionamento dual, que permite escolher entre uma descarga com mais água, para resíduos sólidos, ou menos, para a urina. Mesmo a descarga mais “forte” usa somente 6 litros de água, bem menos do que as antigas. Há também vários chuveiros econômicos – o consumo pode cair de 28 litros por minutos para até 10 litros”, diz. Para quem não quer trocar o chuveiro, é possível comprar um redutor que fica dentro da peça e diminui a vazão de água.

banheiro_sustentavel

banheiro_sustentavel


Os banheiros verdadeiramente ecológicos são aqueles que não manda os dejetos para o esgoto da forma tradicional (Foto: Reprodução/Mais Arquitetura)

Mas, para quem mora em casa, as opções são mais amplas. Comprar um reservatório para armazenar água da chuva, por exemplo. “Esta caixa fica conectada a um filtro e a água pode ser usada para alimentar as descargas e torneiras de uso geral, reduzindo muito o consumo. Estas soluções devem ficar cada vez mais baratas e acessíveis, e a gente começa a pensar diferente: entendemos que estes recursos, que pareciam inesgotáveis, podem acabar se não soubermos como usar.”

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »