AtaNews Publicidade 728x90
23/08/2018 às 11h31min - Atualizada em 23/08/2018 às 11h31min

Proteja seu animal de estimação contra perigos do jardim

Plantas tóxicas podem causar problemas de saúde aos bichos e até mesmo levá-los ao óbito

Revista Zapimóveis
Evite que os bichos de estimação comam plantas, pois elas podem ser tóxicas a eles (Fotos: Thinkstock)
Quem gosta de ter um jardim bem cuidado em casa fica arrepiado só em imaginar o bicho de estimação arruinando toda a grama. Horas e horas dedicadas à jardinagem e, em minutos, o cachorro resolve cavar a terra e destruir todo o visual. Já imaginou?

Apesar de parecer um desastre ter o jardim desfeito pelos animais, são os pets quem mais sofrem com a bagunça provocada por eles mesmos – além das flores, é claro. Plantas tóxicas e espinhosas podem causar doenças e, algumas vezes, até a morte dos bichinhos.

Plantas como Comigo-ninguém-pode, Coroa de Cristo, Copo de Leite, Bico de Papagaio, Unha-de-gato, Aloe Vera (babosa), Tremoço, Tulipa, Samambaia, Azaleia, Chapéu de Napoleão, Espada de São jorge, Jasmin e Lírio da Paz estão na lista das que podem causar problemas de saúde aos animais.

“Algumas plantas causam alterações gastrointestinais, outras dermatites e algumas, como a erva-do-rato, pode causar até mesmo a morte súbita”, alerta Janaína dos Reis, médica veterinária da Mister Vet Centro Veterinário.


Ao planejar a jardinagem, dê preferência para os adubos naturais, caso tenha animais em casa

Determinados adubos também podem ser extremamente tóxicos, como é o caso da Torta de Mamona, de acordo com a profissional. “Quem tem pets em casa deve dar preferência a adubos naturais, pois os que são à base de substâncias químicas são mais perigosos, podendo causar quadros hemorrágicos”, diz Janaína.

“A ingestão de terra pode causar tétano, salmonelose e botulismo”, afirma a veterinária. Ao saber disso, o proprietário que quiser ter jardim em casa tem que evitar que seu animal de estimação coma este tipo de substância.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »