23/08/2018 às 10h15min - Atualizada em 23/08/2018 às 10h15min

"Universos" é destaque na programação do RioPreto Shopping

Assessoria de Imprensa
Foto: Santiago Garcia
Em meados de junho, quando as temperaturas ficam baixas e o céu está mais escuro, fotógrafos se reúnem em encontros para celebrar as estrelas, o céu e a luz da lua através de lindas imagens que impressionam qualquer pessoa.

Esses fotógrafos se encontram em áreas rurais, como sítios e campos de cidades pequenas como Tanabi ou Cosmorama e ficam cerca de 10 horas analisando e fotografando chuvas de meteoro, constelações, a galáxia, a lua e as estrelas cadentes - pequenos meteoros responsáveis por milhares de pedidos que fazemos quando avistamos no nosso imenso céu.

Para a exposição "Universos" que estará no Riopreto Shopping a partir do dia 27 de agosto, foram selecionadas 66 fotos de 12 fotógrafos. No dia 30 de agosto acontecerá um bate papo com os fotógrafos sobre Astrofotografia, envolvendo também interessados no Star Trail, que na tradução livre siginifica Trilha de Estrelas, nome da técnica usada para a captação das estrelas e dos céus, tendo o início às 19h. 

"É gratificador olhar para um céu limpo e escuro e enxergar tantas estrelas. Mas pra fotografia precisa ir além. A lente da câmera consegue captar coisas que vão além dos olhos humanos. E pra melhorar ainda mais, é preciso procurar composições, árvores, casas, quanto mais natural e antigo, mais plástico é o resultado" diz Santiago Garcia, fotógrafo responsável pela exposição.

Santiago fala que antes de sair para fotografar eles checam em um aplicativo de calendário Lunar a porcentagem de iluminação da lua. Nesses encontros é importante levar: câmera que tenha o controle do tempo, um tripé, qualquer tipo de lente, além de paciência, criatividade, coragem e organização. Na hora te tratar essas fotos, os fotógrafos fazem o mesmo processo que a NASA utiliza, colocando saturação de cores, clareando e corrigindo as exposições.

"As fotos já fazem o maior sucesso nas mídias sociais, pessoas comentam a beleza das fotos e compartilham, gerando uma ótima visibilidade" diz Santiago.

A exposição fica no Riopreto Shopping até o dia 9 de setembro, funcionando de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos das 14h às 20h. Os fotógrafos participantes da exposição são: Roberta Risso, Victor Natureza, Celso Leandro, Santiago Garcia, Marcio Nakamoto, Jana Spinola, Ruy Barbosa, Ana Julia Fernandes, Jhu Torrano, Érica Poetti, Luis Leandro e Ricardo Boni.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »