AtaNews Publicidade 728x90
22/08/2018 às 11h15min - Atualizada em 22/08/2018 às 11h15min

Sesc São Paulo realiza o Sesc Jazz e leva artistas consagrados e novos do estilo para a capital e interior do estado

De hoje até sábado, apresentam-se no Sesc Birigui quatro atrações nacionais e internacionais: Isfar Sarabski & Trio Shahriyar Imanov (Azerbaijão), Jupiter & Okwess (Congo) Dom Salvador Sexteto e Salomão Soares (Brasil)

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O jazz envolve plateias (e as amplia) desde seu surgimento, em meados do século XIX no Mississipi, sudeste dos Estados Unidos. Marcado pela improvisação e o swing, o ritmo, que tem suas raízes na música negra, se expandiu e conquistou o mundo, absorvendo culturas e fundindo-se com outros gêneros. Sempre prezando a liberdade artística, ele está presente na programação do Sesc São Paulo desde a década de 1980 e ganha ainda mais visibilidade no estado de São Paulo com o Sesc Jazz, que, de 14 de agosto e 2 de setembro de 2018, recebe 22 atrações musicais nacionais e internacionais, em 11 unidades.  Em Birigui os shows acontecem de 22 a 25 de agosto e apresentam ao público quatro atrações nacionais e internacionais.

A programação abarca vertentes e fusões do estilo com a música erudita, blues, funk, soul, r&b, pop, rock, hip-hop, música eletrônica, samba, choro, gafieira e outras expressões regionais dos países participantes.  Busca expandir esses múltiplos universos e entender como essa música, oriunda da diáspora negra, assume várias faces em cada lugar onde é interpretada.
 
Pela primeira vez no Brasil, vem do Azerbaijão o pianista Isfar Sarabski, que apresenta seu jazz-mugham, ritmo que mistura jazz e improviso persa/iraniano. Ele tinha apenas 19 anos em 2009 quando ganhou o prêmio de melhor pianista solo num dos mais prestigiados festivais do mundo, o de Montreux, na Suíça. Também estreando no país, os congoleses do Jupiter & Okwess, que tocam bofenia rock, uma fusão de ritmos regionais  com rock, funk e soul. Liderada pelo cantor Jean-Pierre Bokondji, o Jupiter, a banda foi tema do documentário Jupiter's Dance (2003), de Florent de la Tullaye e Renaud Barret, e seu disco Kin Sonic tem participações de Damon Albarn e de Robert del Naja, do Massive Attack.
 
Na lista dos nacionais, o clássico e o novo. O paulista Dom Salvador, destaque na cena desde a década de 1960 ao lado da Abolição, apresenta com seu sexteto uma aula de samba-jazz com a perfeita intersecção entre as criações norte-americanas e a levada sincopada da música brasileira. Já o paraibano Salomão Soares, um dos finalistas da competição de piano solo do Festival de Montreux em 2017, alterna releituras de clássicos brasileiros e composições autorais.
 
A programação completa do Sesc Jazz acontece também nas cidades de São Paulo, Campinas, Araraquara, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto e Sorocaba e receberá artistas como Archie Sheep & Ritual Trio, com Kahil El Zabar (Estados Unidos), Buika (Espanha), Charles Tolliver (Estados Unidos), Fred Frith Trio com participação de Susana Santos Silva (Estados Unidos/Portugal), Henry Threadgill's Zooid (Estados Unidos), James "Blood" Ulmer - Memphis Blood Blues Band (participação de Vernon Reid) (Estados Unidos), Now is Now, liderado pelo pianista Jason Lindner (Estados Unidos), Melissa Aldana & Crash Trio (Chile), Guilherme Monteiro e Mike Moreno (Estados Unidos + Brasil), Omar Sosa Quarteto AfroCubano (Cuba), Renee Rosnes (Canadá), Stefano Bollani (Itália), Time Is a Blind Guide (Thomas Strønen) (Noruega), Vijay Iyer Sextet (Estados Unidos) e brasileiros como Dorival, Iconili, Itiberê Zwarg & Grupo e Lourenço Rebetez.  Além dos shows, ótimas oportunidades para circular entre outras cidades, serão as atividades formativas com artistas e críticos musicais, nos Centros de Música do Sesc, nas unidades Consolação e Vila Mariana, e no Centro de Pesquisa e Formação.

 Segundo o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, "o Sesc Jazz conecta-se à missão do Sesc em contribuir com a formação e a expansão de plateias e o pensamento artístico e cultural de seu público, oferecendo uma programação abrangente que dialoga entre o clássico e a vanguarda, enquanto promove também a circulação de músicos nacionais e internacionais pelo interior do estado".
 
SERVIÇO
 
SESC JAZZ em Birigui
De 22 a 25 de agosto de 2018
 
22/8 qua 20h Sesc Birigui (Teatro): Dom Salvador Sexteto (Brasil) - 12 anos. $ 40 / 20 / 12
23/8 qui 20h Sesc Birigui (Teatro): Jupiter & Okwess (Congo) - 12 anos. $ 40 / 20 / 12
24/8 sex 20h Sesc Birigui (Teatro): Salomão Soares (Brasil) - 12 anos. $ 30 / 15 / 9
25/8 sáb 20h Sesc Birigui (Teatro): Isfar Sarabski & Trio Shahriyar Imanov (Azerbaijão)- 12 anos. $ 30 / 15 / 9
 
Ingressos:

Venda online de ingressos disponível a partir das 14h do dia 26 de julho, quinta-feira, pelo Portal do Sesc
Venda presencial de ingressos disponível a partir das 17h30 do dia 27 de julho, sexta-feira, nas bilheterias das unidades do Sesc no Estado de São Paulo.
Limite de 4 ingressos por pessoa.
 
Sesc Birigui

Rua Manoel Domingos Ventura, 121
(18) 3649-4730

 Programação disponível em: SESCP.ORG.BR/SESCJAZZ

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »