AtaNews Publicidade 728x90
20/08/2018 às 13h59min - Atualizada em 20/08/2018 às 13h59min

Alerta! 7 entre 10 brasileiros não praticam exercício físico

O sedentarismo acarreta uma série de problemas para a nossa saúde. Confira dicas e vantagens da atividade física para o nosso corpo

Maria Gabriela
Assessoria de Imprensa SEO Marketing
Se você gosta de calçar um tênis e praticar uma atividade física toda manhã, por exemplo, saiba que é uma exceção. Isso porque a grande maioria dos brasileiros não realiza qualquer tipo de exercício e leva uma vida totalmente sedentária.
                                                      
O levantamento é da Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Apenas três em cada dez adultos praticam algum exercício físico de forma regular no país – índice que tende a piorar quando os indicadores econômicos e sociais são baixos.
 
É inegável o impacto negativo que o sedentarismo traz para a nossa vida. Doenças cardiovasculares, respiração ofegante, falta de disposição, preguiça e cansaço são apenas alguns dos sintomas mais aparentes.
 
Entretanto, há estudos que mostram que a falta de atividades físicas regulares também impacta em nossa capacidade cognitiva, como perda de memória e desatenção, e até agrava quadros de depressão.
 
Portanto, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Ao invés de tomar vários medicamentos quando aparecer algum problema, pegue seu tênis, sua camisa esportiva e coloque o seu corpo para se mexer.
 
Por que você deixa de praticar exercícios?
Apesar de todas as vantagens relacionadas à atividade física regular, muitos ainda resistem em buscar uma vida saudável. Não faltam desculpas para justificar o sedentarismo e a falta de disposição.
 
A principal delas corresponde à falta de tempo para se dedicar com afinco a um esporte. As pessoas reclamam que o horário de trabalho, o deslocamento no trânsito e até os afazeres domésticos não deixam espaço na agenda para isso.
 
Entretanto, isso é um mito que precisa ser combatido. A prática do exercício pode ser feito em paralelo a outras ações. Você pode, por exemplo, se deslocar de bicicleta ou até caminhar à empresa onde trabalha. Além disso, as academias possuem horários bem flexíveis, abrindo por volta das 6h e costumam ficar abertas até 22h em alguns casos.
 
Outras justificativas são a falta de dinheiro para treinar e a pouca estrutura oferecida pela região – ainda que uma simples caminhada pelo bairro já traga benefícios para a saúde e seja uma atividade simples e gratuita.
 
Quais as vantagens de se exercitar?
Praticar algum esporte ou atividade física traz inúmeros benefícios para as nossas vidas. Desde o fortalecimento de músculos até o bem estar da nossa saúde mental, a movimentação do nosso corpo é essencial para envelhecermos saudáveis. Confira algumas vantagens:
  • Antiestresse
Pessoas sedentárias costumam recorrer a hábitos pouco saudáveis quando lidam com situações de estresse – o que agrava ainda mais o quadro e pode acarretar em problemas mais graves, como infarto ou AVC.
 
A prática regular de atividades aumenta a produção de endorfina, substância analgésica que diminui a tensão muscular e reduz a ansiedade e o nervosismo. Além disso, estudos mostram que também eleva o nível de neurotransmissores responsáveis pelo humor.
 
  • Produtividade
A grande maioria das pessoas trabalha até oito horas por dia praticamente na mesma posição. É uma situação que causa enorme fadiga muscular e reduz a disposição para realizar outras atividades.
 
A situação é inversa quando colocamos nosso corpo em movimento. O fortalecimento da musculatura e a liberação de endorfina melhoram o nosso pique e nos deixam motivados para realizar novas tarefas.
 
  • Fortalecimento muscular
Quem leva uma vida sedentária tem os músculos moles, dificuldade de fazer certos movimentos e, claro, o cansaço característico quando precisa correr um pouco ou subir as escadas, por exemplo.
 
Mas quem corre, se exercita e pratica algum esporte consegue, em pouco tempo, perder a barriga, fortalecer os ossos e articulações e garantir que os músculos sejam fortes e flexíveis para realizar diversas tarefas.
 
  • Prevenção de doenças
Não é exagero dizer que cada hora de atividade física realizada aumenta sua expectativa de vida. O aparecimento de doenças cardiovasculares tem tudo a ver com a forma como a pessoa lida com sua saúde.
 
Quem se exercita tem menos risco de sofrer com problemas do coração e respiratórios, diabetes, pressão alta, obesidade, AVC e dores crônicas na coluna. Exercícios regulares e dieta adequada reduzem esses indicadores a níveis saudáveis.
 
  • Saúde mental
O ditado “corpo são, mente sã” também é válido. A prática libera uma quantidade grande de endorfina e dopamina, que juntas conseguem prolongar a sensação de relaxamento, felicidade e bem estar nas pessoas.
 
Quando praticada regularmente, a atividade física também contribui para reduzir quadros de depressão não só pela liberação de hormônios, mas também por promover um maior envolvimento social ao se relacionar com outros praticantes.
 
Regularidade é a chave para o sucesso
São inúmeros benefícios que uma atividade física pode trazer para a pessoa. Contudo, a prática precisa ter uma regularidade, ou seja, ser feita continuamente. Não dá para fazer exercícios uma vez por mês e achar que é suficiente para sair do sedentarismo.
 
Isso também não significa que você precisa fazer várias vezes durante o dia. Nosso corpo precisa de descanso para poder descansar. O ideal é buscar orientação médica para determinar seu limite e sua necessidade.
 
Além disso, não há idade para começar a fazer atividades físicas. Crianças, jovens, adultos e idosos devem se movimentar sempre que possível! Não faltam opções para isso, como os parques e academia de terceira idade em diversos locais públicos.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »