AtaNews Publicidade 728x90
16/08/2018 às 11h36min - Atualizada em 16/08/2018 às 11h36min

De Olho no Duto promove dia de circo em comunidades de Guarulhos, São Bernardo do Campo, Itaquaquecetuba e São Paulo

Em agosto, comunidades de Guarulhos, São Bernardo do Campo, Itaquaquecetuba e São Paulo receberão dias inteiros de ações circenses gratuitas para a população. O projeto é um investimento social da TRANSPETRO e almeja atingir mais de 150 mil pessoas em dois anos.

Luciana Gandelini
Assessoria de Imprensa
Foto: Ricardo Avellar
Projeto De Olho no Duto do Instituto Eslipa convida a população de periferias para um Dia de Circo
 
Cortejo de palhaços, acrobatas e malabaristas, oficinas, apresentações de circo e bate-papo com a comunidade. Um dia inteiro de ações circenses promovendo cultura e cidadania para convidar a população a refletir sobre temas importantes. É assim que o projeto De Olho no Duto vem passando por comunidades de diferentes cidades de São Paulo e criando laços entre artistas e comunidade.
 
No mês de Agosto, as ações acontecerão nas comunidades Vila São Pedro, em São Bernardo do Campo,  Sítio São Francisco, em Guarulhos, Jardim Mirante, Jardim Miriam, Americanópolis e Jardim da Felicidade em São Paulo, Parque Pequeno Coração em Itaquaquecetuba.  
 
O projeto é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Transpetro e o Instituto Cultural Escola Livre de Palhaços – ESLIPA e propõe um dia inteiro com arte de graça para as comunidades, promovendo um grande encontro do palhaço com o indivíduo comum, alegrando moradores e envolvendo o público de todas as idades.
 
Os artistas buscam sensibilizar as pessoas para a realização de ações que melhorem suas condições de vida. Promovendo o acesso à cultura e detectando possíveis agentes culturais que possam multiplicar essas ações, o projeto propõe o fortalecimento dos vínculos entre a comunidade, e também com os próprios artistas, que realizarão visitas às mesmas comunidades durante o período de dois anos.
 
Segundo Lilian Moraes e Richard Riguetti, responsáveis pelo Instituto ESLIPA: "O projeto visa a promoção dos direitos humanos e da cidadania, a inclusão social, o respeito a diversidade humana e cultural das comunidades impactadas pela TRANSPETRO. Todas as atividades do projeto serão realizadas em espaços públicos abertos, com o compromisso de promover o diálogo permanente entre os artistas e a comunidade, para identificar, potencializar e valorizar as iniciativas artísticas e culturais de cada região".
 
Segundo a Transpetro, "o projeto tem premissas básicas de transformação social, calcadas na formação cidadã, no engajamento das comunidades, na atuação forte da divulgação dos canais de comunicação e ações e informações preventivas, além do desenvolvimento do senso de pertencimento local.
 
Circo do Asfalto e Pequena Trupe de Circo representam o projeto em São Paulo

A Circo do Asfalto foi formada em 2008 pelo casal Fran e Douglas Marinho, pesquisando as artes circenses de rua e a cultura popular. Buscando levar a arte a pequenas comunidades, vilarejos, aldeias, quilombos e outras cidades fora da rota tradicional de artes no Brasil, a companhia já circulou por todas as regiões brasileiras e diversos países da América Latina, apresentando-se em mais de mil e quinhentas cidades, através de produções independentes, festivais, convenções de circo, prêmios e editais de incentivo à cultura. A companhia consolidou-se como referência e hoje mantém um espaço independente em Santo André – o Espaço Cultural Circo do Asfalto - onde recebe artistas de todo o mundo.
 
Já a Pequena Trupe de Circo surgiu em 2013 a partir do encontro cênico da dupla Dudu do Circo e Palhaça Fadinha (Meyri Castro). Como artistas de rua, a trupe pesquisa e cria suas obras a partir das artes circenses, circulando de forma independente. Participou da Maratona Cultural de São Bernardo do Campo, Convenção Brasileira de Malabares Circo e Palhaço, Convenção Praiana de Circo, Mostra Tropé de Teatro Circo e Bonecos e da Ocupação Artística nos Parque de São Bernardo do Campo, onde realizou mais 30 apresentações consolidando seu espaço na cena cultural do Grande ABC.
 
Projeto De Olho no Duto divulga agenda de Agosto/2018
                       
Apresentações do Circo do Asfalto

16 de agosto – Quinta-feira – Sítio São Francisco – Guarulhos – Horário a Confirmar
18 de agosto – Sábado - 11h ás 17h  - Rua Arlindo Fraga de Oliveira (próx Campinho - Faixa de Dutos) - Jardim Mirante – Zona Sul - São Paulo
26 de agosto – Domingo – 11h às 17h - Rua Liberalina com R. São João da Boa Vista (Faixa de Dutos) - Jardim Miriam – Cidade Ademar – Zona Sul - São Paulo
 
Apresentações da Pequena Trupe de Circo

16 de agosto – Quinta-feira – Vila São Pedro – São Bernardo do Campo – São Paulo – Horário a Confirmar
18 de agosto – Sábado - 14h ás 18h  - R Dr. Rafael Parisi x Rua Liberalina (Faixa de Dutos) - Americanópolis – Cidade Ademar – Zona Sul - São Paulo
19 de agosto – Domingo – 14h às 18h - Rua Um (Faixa de Dutos) - Jardim da Felicidade – Zona Norte - São Paulo
20 de agosto – Segunda-feira – 07h às 12h - E. E. Pequeno Coração II - Rua Fernao de Magalhaes, 91 – Parque Pequeno Coração – Itaquaquecetuba
 
Para saber mais detalhes sobre a programação do projeto "De olho no Duto" acesse: www.facebook.com/eslipa
www.facebook.com/circodoasfalto
www.facebook.com/pequenatrupedecirco

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »