Mãe registra BO após filho autista dizer que professora de escola municipal jogou apagador de lousa nele
Caso é apurado pela prefeitura de Salto de Pirapora (SP).
Caso ocorreu na EMEF Profº Roberto Marcell, em Salto de Pirapora — Foto: Reprodução/Redes Sociais
A mãe de uma criança de sete anos registrou um boletim de ocorrência na quarta-feira (2) após o menino relatar que uma professora da Escola Municipal Roberto Marcello, no bairro Terras de São João, em Salto de Pirapora (SP), teria jogado um apagador de lousa nele. A prefeitura disse que apura o caso.
Conforme a mãe da vítima, a monitora do transporte escolar da criança relatou que o menino deixou a escola no dia 31 de março sujo de giz. Ao entrar na van, a monitora perguntou a criança sobre o motivo dele estar sujo e um colega da vítima, que é um ano mais velho, disse que uma professora tinha jogado um apagador no menino.
Segundo o colega, a vítima, que é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), havia pego um brinquedo da sala da professora e se negado a devolver. O menino teria ficado agitado após a professora pedir o brinquedo de volta e jogado um apagador em direção à professora, que teria jogado o objeto de volta na criança, alegando que estava "revidando a agressão".
A mãe da criança disse que após a suposta agressão o filho passou a demonstrar comportamento introspectivo e dizer que não queria ir à escola. Ela contou ainda que, em conversa com o filho, ele confirmou a agressão.
"Entendemos a gravidade da situação, mas a prefeitura deve aguardar o julgamento do processo administrativo disciplinar para tomar qualquer atitude em relação ao presente caso. A mãe envolvida foi devidamente acolhida, e todas as providências cabíveis foram tomadas pela Secretaria. O acolhimento ocorreu de maneira adequada, com a presença do Conselho Tutelar na reunião, garantindo que os encaminhamentos necessários fossem realizados pelos responsáveis legais. Reiteramos que a Secretaria de Educação, juntamente com os profissionais que atuam nas unidades escolares, trabalham de forma incansável para assegurar o melhor atendimento a todos os alunos da rede. Qualquer irregularidade identificada será tratada com máxima seriedade, responsabilidade e transparência", informou.