AtaNews Publicidade 728x90
14/08/2018 às 15h53min - Atualizada em 14/08/2018 às 15h53min

Você sabia que os cabelos também envelhecem?

Beleza e Saúde
Foto: Imagem Ilustrativa
Que nossa pele envelhece todo mundo já sabe. Mas e o cabelo, será que envelhece também?

Sim, pode apostar. O envelhecimento do cabelo está diretamente ligado à nossa idade biológica, entretanto alterações hormonais ou fatores externos como tabagismo, alcoolismo e deficiências nutricionais podem acelerar este processo de envelhecimento.

Por volta dos nossos 30 anos, há uma diminuição no metabolismo, provocando afinamento da fibra capilar e uma desaceleração na velocidade de crescimento do cabelo, o que se manifesta como uma redução na densidade capilar (número de fios por unidade de área). Nas mulheres os cabelos se afinam, enquanto nos homens acontece a perda total dos fios. Isso acontece quando duas proteínas responsáveis pela resistência e selamento dos fios, a elastina e o colágeno, são produzidas em menor velocidade.

Na menopausa, a qualidade da queratina capilar, uma proteína fibrosa que responde pela elasticidade, é diretamente afetada pela queda da produção de hormônios pelo corpo. A consequência são fios ásperos, porosos e sem brilho. Quando os níveis do hormônio feminino estrogênio decrescem na menopausa, a qualidade da queratina fica comprometida e os cabelos se tornam mais frágeis.

Qual a diferença de um cabelo envelhecido e danificado?
O cabelo danificado apresenta especialmente alterações da haste pilosa, isto é, pontas duplas, fios quebrados, perda do brilho e maior opacidade dos fios devido a danos externos (como excesso de manipulação com escovas ou tratamentos químicos). Já os cabelos envelhecidos apresentam alteração em toda a estrutura do fio, que se torna menos espesso, menos denso, em menor quantidade e também com o branqueamento gradual. Este processo de envelhecimento ocorre tanto por fatores intrínsecos como bioquímicos e hormonais como por fatores externos.

Quais as consequências para os fios com o passar dos anos?

- A produção de melanina diminui: por volta dos 30 anos, os melanócitos (produtores de melanina, a substância que dá cor aos fios), começam a trabalhar mais devagar. Neste caso, para resolver o problema dos cabelos brancos, apenas pintando. Para minimizar os danos, prefira tinturas com fórmulas livre de metais pesados e tóxicos como chumbo.

- Os fios mudam de textura: com o tempo o cabelo fica poroso, com frizz e quebradiço, pois há nele menor quantidade de água, proteínas e lipídios. Para perder parte da queratina perdida, tratamentos de salão como cauterização e queratinização.

- Há um desequilíbrio: a atividade das glândulas sebáceas no couro cabeludo diminui e ele acaba ficando menos elástico, mais seco e quebradiço. Alternar as lavagens é um bom jeito de preservar a defesa natural do couro.

- Perda de densidade e volume: o bulbo capilar começa a ser menos irrigado, pois a microcirculação fica prejudicada e, por isso, o fio nasce cada vez mais fino.


Como manter a vitalidade dos fios?
Existem algumas dicas para aumentar a longevidade dos fios, entre elas podemos citar:

- Evitar procedimentos químicos, chapinha e secador.

- Não importa se seus fios são longos ou curtos – cortar em camadas é o que mais rejuvenesce. Mas lembre-se também de manter o penteado em dia.

- Com o tempo, há um desbotamento natural. Por isso, é uma boa ideia usar tonalizantes periodicamente, no seu tom natural, para devolver vivacidade e brilho aos cabelos

- Cabelo ressecado tem o poder de acrescentar uns bons anos ao visual. Por isso, invista nas máscaras para uso em casa, uma vez por semana.

- Se cuidados simples não ajudar, você pode testar um procedimento chamado botox capilar.


Botox capilar
O botox capilar promete rejuvenescimento capilar. É um reconstrutor da fibra do cabelo. Ele preenche as “rugas” do fio. Ele age só onde o cabelo mais precisa de reparo. Em geral, a raiz é mais grossa do que as pontas, e o Botox capilar deixa as duas com a mesma espessura. Assim, a técnica elimina as pontas duplas, os arrepiados e o volume do cabelo. O resultado visual é um cabelo um pouco mais liso, sedoso, cheio de brilho e balanço.

É indicado para qualquer tipo de cabelo, principalmente os fios mais danificados. É preciso fazer a manutenção a cada 3 meses. O retoque pode ser feito apenas na raiz.

Durante o tratamento, as cutículas dos fios são abertas com ar quente e, depois da aplicação do produto, fechadas com ar frio. A chapinha sela os fios para que o efeito da hidratação seja prolongado.

Portanto, não importa qual seja o seu sexo ou a sua idade, é importante que você se conscientize da necessidade de manter o cabelo sempre limpo, bem cuidado e hidratado, da importância de ter uma alimentação balanceada e um controle constante da sua saúde. Estes cuidados podem fazer toda a diferença. Afinal, qual mulher que não gostaria de ter um cabelo bonito e saudável?

Você sabia que os cabelos também envelhecem?

Você sabia que os cabelos também envelhecem?


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »