10/08/2018 às 11h14min - Atualizada em 10/08/2018 às 11h14min

Faça o seu próprio kebab gigante

A Receitaria
Existe alguém que não gosta de kebab? Ele se converteu num dos sanduíches mais populares em muitos países por uma razão: seu pão grande e plano se combina com uma carne suculenta de vitela, vegetais frescos e  molho picante.  Se você nunca provou um, chegou o momento de começar com este monumento.

Enquanto a maioria das pessoas come esse sanduíche no almoço, como jantar rápido, ou até mesmo como lanche, nós te apresentamos uma versão para quando você estiver com muita fome: um döner kebab tamanho extra-grande, que você mesmo vai preparar. E mais: em formato de bolo. Ele certamente será o centro das atenções de qualquer reunião entre amigos.

Ingredientes:

Para temperar a carne do kebab:


3 kg de carne moída de vitela
páprica
sal e pimenta preta
cominho
tomilho
alecrim
pimenta caiena
2 kg de lombo de vitela
1 cebola grande

Para o pão (2 fatias)

farinha de trigo
água
açúcar
fermento seco
sal 
óleo
manteiga amolecida, em cubos
1 ovo
farinha (para a superfície de trabalho)
1 gema
2 colheres de sopa de leite
gergelim claro e escuro

Para o recheio:

500 ml de molho de iogurte
1/2 repolho roxo em tiras finas
2 pepinos cortados ao meio e ao comprido, e em seguida em rodelas
6 tomates cortados ao meio e em seguida em rodelas
4 cebolas cortadas em anéis
1 alface em tiras finas

Preparo:

1. Faça uma bola grande de carne moída com as mãos e espete-a em um espeto de madeira, até a base. Em seguida, misture todos os temperos.

2. Espete a primeira camada de vitela no palito e distribua uma porção da mistura de especiarias por cima. Depois, faça outra bola de carne moída, coloque no espeto e aplaine-a, cobrindo completamente o pedaço de lombo.

Vá alternando a carne moída com o lombo no espeto até que os ingredientes acabem. Lembre-se de ir temperando cada camada de maneira uniforme. Por último, coloque a cebola no topo do sanduíche gigante. Asse tudo a 160 °C durante 90 minutos, com a circulação de ar ativada.

3. Agora vem a parte divertida: flambar tudo com um maçarico de cozinha até que a carne fique crocante por fora. Corte os pedaços da carne com uma faca afiada, de cima para baixo.

4. Para fazer o pão plano (tipo pão sírio), ponha a farinha em uma tigela grande e faça um buraco no meio. Em seguida, misture água, açúcar e fermento seco e despeje a mistura no buraco. Continue adicionando os demais ingredientes e integre-os muito bem com os ganchos de uma batedeira elétrica.

Ao conseguir uma massa uniforme, deixe-a tampada em um local quente por 60 minutos.

5. Divida a massa em partes iguais e reserve uma para mais tarde.

Enfarinhe a superfície de trabalho e abra a metade da massa em formato circular, do tamanho de um pão sírio grande. Deixe a massa descansar por mais 15 minutos.

6. Misture a gema com o leite e pincele sobre o pão. A parte mais atrativa desse pão é a sua superfície. Com os dedos indicadores, médio e anelar de uma mão faça buracos sobre toda a massa. Adicione os dois tipos de gergelim à superfície. Leve ao forno por 25 minutos a 190 °C com a circulação de ar ativada. Repita o procedimento com a segunda metade de massa.

7. Agora você só precisa montar o delicioso döner kebab: primeiro abra um dos pães e o recheie generosamente com o molho de iogurte. Depois, adicione o repolho roxo, pepino, tomates, cebola, alface, carne e outra porção de molho.

Coloque o segundo pão por cima (será a camada do meio). Recheie exatamente como a camada anterior. Finalmente, feche com mais um pão, e pronto: o seu döner kebab gigante está no ponto para ser devorado!



Gostou dessa alternativa ao döner kebab normal? Ele é realmente especial, e você mesmo pode preparar a carne e o pão. Você vai se sentir um chef internacional na hora de usar o maçarico e ao cortá-lo. Se você é fã da carne de vitela, esta receita é para você.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »