AtaNews Publicidade 728x90
09/08/2018 às 16h16min - Atualizada em 09/08/2018 às 16h16min

Argila verde: o que é, para que serve e benefícios

Saiba como usar a argila verde a favor de sua pele, cabelos e unhas

Revista Minha Vida
Foto: Imagem Ilustrativa
Se você é fã de tratamentos naturais, certamente já ouviu falar sobre os benefícios das argilas para cuidar do rosto, cabelos e corpo. Entre os diversos tipos disponíveis no mercado, a argila verde é uma das preferidas principalmente por controlar o excesso de oleosidade da pele, característica que incomoda a maioria das brasileiras - além de ser uma alternativa barata e eficaz para cuidar da beleza sem sair de casa.

Imagem relacionada

Imagem relacionada



O que é argila verde?
A argila verde é proveniente da degradação e decomposição de rochas magmáticas de origem vulcânica. "Dentre todos os tipos, é a que possui a maior diversidade de elementos, como magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, entre outros", lista Camila Saab, médica pós-graduada em dermatologia da Clínica Mais Excelência Médica (SP). Sua coloração é esverdeada graças ao óxido de ferro, outra substância em que a argila verde é enriquecida.

Para que serve a argila verde?
A argila verde pode ser usada no dia a dia de diversas formas - mas é nas máscaras para o rosto que aparecem com mais frequência, ajudando a controlar a oleosidade da pele ao mesmo tempo em que a desintoxica. Além disso, o mineral pode ser aplicado em máscaras para o couro cabeludo com o mesmo objetivo; nas olheiras e na celulite, a fim de atenuá-las, e até mesmo nas unhas e cutículas - a função da argila verde, neste caso, é protegê-las e acalmar a pele da região.

Benefícios da argila verde
Descubra as maravilhas que a argila verde pode fazer por sua beleza: Controla a oleosidade da pele: a argila verde é indicada para peles oleosas e acneicas por suas propriedades adstringentes, esfoliantes e antibactericidas, que ajudam a combater espinhas e cravos, além de regular a produção de sebo da cútis e fechar os poros do rosto.

Pode ser usada em forma de máscara facial e sua forma de preparo é muito simples: "Basta misturar 1 colher (sopa) de argila em pó com 1 colher (sopa) de água mineral em um recipiente de plástico até formar uma pasta. Aí, é só aplicar no rosto com pincel ou os próprios dedos e deixar agir por 20 minutos, enxaguando bem no final", ensina Emily Alvernaz, dermatologista da Clínica Goa (RJ). Se busca praticidade, opte pelas máscaras prontas para uso vendidas nas perfumarias.

Resultado de imagem para Argila verde: o que é, para que serve e benefícios

Resultado de imagem para Argila verde: o que é, para que serve e benefícios



O ideal é repetir o procedimento uma a duas vezes por semana. Depois, não se esqueça de passar um hidratante no rosto - como a argila verde tem efeito secativo, pode ressecar a pele e provocar o temido efeito rebote, que deixa a tez ainda mais oleosa.

Desintoxica o couro cabeludo: além de adstringente, a argila verde também é desintoxicante e anti-inflamatória, um prato cheio para combater a oleosidade do couro cabeludo, a dermatite seborreica (caspa), psoríase e a calvície, pois além de absorver o excesso de óleo produzido, também promove uma descamação local que contribui para a limpeza e o crescimento saudável dos fios.

"Vale destacar, ainda, que a argila verde nutre o couro ao repor os minerais necessários para a região", lembra Camila Saab.

Para aproveitar esses benefícios, a dica é preparar uma máscara para o couro cabeludo: misture o pó da argila verde com soro fisiológico e/ou óleos essenciais, dependendo da indicação, e deixe agir por cerca de 10 minutos apenas no couro cabeludo - o comprimento do cabelo deve ser evitado para não ressecar os fios. Enxágue bem e repita o processo a cada 15 dias.

Imagem relacionada

Imagem relacionada


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »