08/08/2018 às 11h56min - Atualizada em 08/08/2018 às 11h56min

Dani Mattos leva Heitor Villa-Lobos para a 4ª edição do Festival de Música Instrumental de Araçatuba

Oficina voltada para educadores desperta o senso musical com interpretações do cancioneiro infantil arranjado por Villa-Lobos.

Assessoria de Imprensa
A cantora e regente Dani Mattos ministrará oficina para educadores. (Foto divulgação)
De 10 a 14 de agosto, a pesquisadora, cantora e regente Dani Mattos ministra a oficina "Villa Lobos Para Todos" para educadores da rede estadual das cidades de Guararapes, Andradina e Fernandópolis. As atividades formativas fazem parte da 4ª  edição do Festival de Música Instrumental (MIA) que acontece na cidade de Araçatuba entre os dias 23 e 26 de agosto.

"Villa-Lobos para Todos" é uma oficina de musicalização e capacitação artístico-musical para educadores. E propõe diversas maneiras de vivenciar a música e seus elementos de forma lúdica e divertida, sempre em grupo. No encontro, pretende-se mostrar como a música pode ser trabalhada pelos professores, sem a necessidade de instrumentos musicais e de especialização. A oficina conta com exercícios e práticas de musicalização pesquisadas pela regente em seus vinte anos de trabalho frente a grupos vocais e outras formações musicais. O objetivo é que os educadores possam levar a música para o processo de ensino -aprendizagem.

O repertório trabalhado na oficina é baseado na pesquisa de músicas infantis brasileiras do maestro Heitor Villa-Lobos. Com seu "Guia Prático", o compositor propõe arranjos vocais simples, singelos e geniais ao nosso cancioneiro infantil. "A proposta deste projeto é relembrar e/ou fazer conhecer as canções folclóricas brasileiras infantis. Através dos arranjos maravilhosos e simples de Villa-Lobos a oficina propõe um momento de união e aprendizado em torno desta preciosa herança de nossa cultura", explica a regente Dani Mattos.

O Festival de Música Instrumental (MIA) é realizado dentro do Programa Oficinas Culturais, gerenciadas pela POIESIS, e em parceria com o Projeto Guri e a Prefeitura Municipal de Araçatuba, além das oficinas formativas, a cidade de Araçatuba também será palco de dezenas de atividades que propõe diversas maneiras de vivenciar a música e seus elementos.

Sobre a artista:



Dani Mattos nasceu e cresceu na cidade de São Paulo. Atuou como regente em Ilhabela de 1999 a 2003. Fez cursos complementares de regência com Marcos Leite e Roberto Gnatalli, em Londrina.

Ainda em Ilhabela, realizou trabalho de pesquisa da cultura caiçara, supervisionado pela folclorista Iracema França. Com o Coral São João, criou apresentações interativas e didáticas em escolas da rede pública, trabalhando os elementos musicais com os alunos e professores. Para isso, desenvolveu o Projeto "Villa-Lobos para crianças", baseado no "Guia Prático" do autor, no qual ele cria arranjos simples para o cancioneiro infantil brasileiro. Além do  grupo vocal Poucas & Boas criado em 2004, a cantora e regente Dani Mattos formou em 2008 o conjunto "Toque de Bambas" e , em 2013,  Dani Mattos Quartet.
 
SERVIÇO:

Oficina musical "Villa Lobos Para Todos" com a regente Dani Mattos

Locais:

10/8 - Oficina em Guararapes (8h às 17h30) -  Biblioteca Municipal - Piso Superior
11/8 - Oficina em Andradina (9h às 18h) - Centro Cultural Pioneiro de Andradina
13/8 e 14/8 - Oficinas em Fernandópolis (19h às 23h) -  Teatro Municipal de Fernandópolis

Informações: www.oficinasculturais.org.br

Dani Mattos: http://danimattos.com.br/projetos/

Foto em alta da cantora Dani Mattos clique aqui: Crédito Jaiel Prado
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »