AtaNews Publicidade 728x90
08/08/2018 às 08h20min - Atualizada em 08/08/2018 às 08h20min

Rotary divulga campanha de erradicação da poliomielite

Assessoria de Imprensa da Câmara
Representante do Rotary divulga ações contra a poliomielite. ( Foto: Divulgação)
O combate à poliomielite ou paralisia infantil foi um dos assuntos discutidos na 22ª Sessão Ordinária do ano, realizada na segunda-feira (06/08). O representante do Rotary Club de Araçatuba Bandeirantes e ex-governador do Distrito 4470, Sidney Garcia de Sousa, ocupou a Tribuna Livre para divulgar as ações do projeto mundial “Pólio Plus”, desenvolvido desde 1985. O objetivo é livrar o mundo da doença.

O rotariano explicou que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é normalmente realizada no mês de outubro, mas foi antecipada neste ano devido à baixa adesão à vacina. “Há a preocupação muito grande de que a pólio possa chegar ao nosso país e à nossa região. Por isso, não descansaremos enquanto tivermos um caso de pólio no mundo”, disse Sidney Garcia.

Desde segunda-feira (06/08) até o dia 31 de agosto, todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do país estão vacinando crianças de um ano a menores de cinco contra a poliomielite e também contra o sarampo, independente da situação vacinal.

“Em 2011, a pólio ultrapassava 100% de cobertura vacinal. Em 2016, caiu para 84% e, em 2017, para 78%. O mesmo aconteceu com o sarampo. Nós acreditamos que o sucesso das ações de imunização causou uma falsa sensação de que não há mais necessidade da vacina”, analisou o rotariano.

O “Pólio Plus” é um dos projetos mais significativos realizados pelo Rotary, comunidade internacional que reúne mais de um milhão de voluntários em 270 países.

Com o apoio de parceiros, como Bill e Melinda Gates, mais de 2,5 bilhões de crianças já foram imunizadas contra a paralisia infantil em 122 países, representando uma redução de 99,9% no número de casos mundiais da doença.

“Isso é uma vitória fantástica, só que nós não comemoramos. Não dá para facilitar. Enquanto não eliminarmos a pólio e tivermos um caso sequer no mundo, a gente vai correr o risco de endemia”, ressaltou o ex-governador do Rotary.

Sidney Garcia encerrou o seu pronunciamento na Tribuna Livre agradecendo o apoio da Câmara. Ele entregou ao presidente Rivael Papinha um exemplar da revista “Rotary Brasil” e um distintivo da campanha contra a poliomielite.

VOTO DE APLAUSO -

O trabalho realizado pelo Rotary em Araçatuba foi reconhecido na 22ª Sessão Ordinária do ano por meio de um voto de aplauso. O requerimento foi proposto pelo vereador Dr. Alceu (PV), que também é rotariano.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »