AtaNews Publicidade 728x90
03/08/2018 às 14h33min - Atualizada em 03/08/2018 às 14h33min

Sete erros do megahair que acabam com o cabelo e o visual

Queda e ressecamento são alguns dos problemas mais comuns após o alongamento dos fios

Revista Minha Vida
Foto: Imagem Ilustrativa
Muitas mulheres já sonharam com cabelos lindos e longos. Mas os fios só crescem saudáveis depois de anos e anos de dedicação. Quando falta paciência, o jeito é recorrer ao megahair, uma das técnicas mais famosas quando o assunto é alongamento do cabelo. Mas o aplique - feito com a colagem de novos fios ao cabelo original - pode trazer complicações se for feito com a técnica errada ou sem os cuidados necessários.

"Os adeptos do megahair devem ter acompanhamento semanal ou, no máximo, quinzenal do cabeleireiro", conta o cabeleireiro Silvio Rosa, consultor da Condor, de São Paulo. Queda do cabelo e ressecamento dos fios são alguns dos problemas mais comuns. Conheça todos eles e diga adeus aos desastres estéticos do alongamento capilar.

Fio quebradiço

Cabelo quebradiço - foto: Getty Images

Cabelo quebradiço - foto: Getty Images



O alongamento costuma ser feito com cola de queratina humana, um componente natural dos fios, que dificilmente vai agredi-los. Mas há quem faça o alongamento com outros tipos de cola. O dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, conta que algumas pessoas fazem o alongamento até com cola quente, comumente usada para fazer artesanato. Nesses casos, o fio vai sofrer um desgaste químico, levando à quebra do fio bem próximo à raiz, no local em que o aplique foi colocado. "Nos casos mais graves, pode haver aumento da queda de cabelo", explica o especialista. Converse com o cabeleireiro antes do procedimento e certifique-se de que a cola é de queratina.

Alergia no couro cabeludo

Alergia no couro cabeludo - foto: Getty Images

Alergia no couro cabeludo - foto: Getty Images



Usando colas que são destinadas a outros fins, que não o megahair, você sujeita seu couro cabeludo ao desencadeamento de reações alérgicas. Vermelhidão, coceira e descamação são alguns dos sintomas mais comuns. "Para evitar esse problema, tenha certeza de que o profissional usa a cola de queratina humana, que dificilmente causará esse tipo de problema", recomenda Valcinir Bedin.

Camadas muito marcadas

Cabelo em camadas - foto: Getty Images

Cabelo em camadas - foto: Getty Images



Você fez o megahair, mas parece que você colocou outro cabelo por baixo do seu? Essa técnica é feita aplicando o cabelo em lugares diferentes do estipulado pelos especialistas em alongamento. "O megahair tem o ponto certo para ser aplicado", explica o cabeleireiro Silvio Rosa, consultor da Condor. "Colando os fios no lugar correto, as mechas artificiais ficam bem distribuídas entre as originais, dando aspecto natural ao cabelo". Se o seu alongamento acabou ficando desse jeito, a única solução é retirar o aplique e refazê-lo.

Raiz com textura diferente

Resultado de imagem para cabelo com Raiz com textura diferente

Resultado de imagem para cabelo com Raiz com textura diferente



Engana-se quem tem cabelos ondulados e acha que vai ficar com fios lisos, leves e soltos fazendo aplique de madeixas lisas. Depois de dois ou três meses, os fios crescem e a raiz original fica à mostra. O aplique deve ser feito de acordo com a textura original dos fios. "Cabelos crespos recebem apliques crespos, por exemplo", explica Silvio Rosa." Uma alternativa é tratar os cabelos com escova progressiva, por exemplo, antes do alongamento".

Cola derretida

Mulher usando secador - foto: Getty Images

Mulher usando secador - foto: Getty Images



É bom pensar muito bem antes de fazer o megahair, já que a chapinha está proibida para mulheres que têm esse tipo de alongamento. A prancha tem uma temperatura que chega a 260 graus e pode derreter a cola, acabando com a beleza do cabelo. "Com o derretimento, a mecha será deslocada para baixo e a cola do aplique pode aparecer", conta o cabeleireiro Silvio. O secador está liberado, mas deve ser usado apenas na temperatura média e a uma distância mínima de 20 centímetros do fio.

Raiz oleosa e fio seco

Raiz oleosa e fio seco - foto: Getty Images

Raiz oleosa e fio seco - foto: Getty Images



"A sobreposição de novos fios aos originais acaba criando um bloqueio mecânico à oleosidade natural, proveniente da raiz", explica Valcinir Bedin. O resultado vai ser o fio seco, com concentração do sebo na raiz. Para driblar esse efeito, invista em hidratações semanais e, na hora de lavar os fios, não passe condicionador na raiz. Vale também investir em óleos finalizadores, que devolvem umidade às madeixas.

Queda de cabelo

Queda de cabelo - foto: Getty Images

Queda de cabelo - foto: Getty Images



A alopecia (queda de cabelo) por tração é causada porque os fios estão sendo muito puxados. "Esse estiramento acaba inflamando as raízes, o que vai fazer com que o fio caia com mais facilidade", explica Valcinir Bedin. Esse é o resultado de uma técnica errada, que acaba deixando os fios todos repuxados. Tenha o cuidado de fazer o alongamento com um profissional de confiança.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »