AtaNews Publicidade 728x90
26/07/2018 às 15h06min - Atualizada em 26/07/2018 às 15h06min

Observatório realiza sessão especial para acompanhar eclipse lunar total

Assessoria de Imprensa
Observatório realiza sessão especial para acompanhar eclipse lunar total O Observatório “Anwar Damha” da Cidade da Criança realizará na próxima sexta-feira (27), a partir das 18h, uma observação especial para acompanhar o eclipse lunar total.

O planetarista João Vitor Ramos da explica o fenômeno: "O eclipse lunar é um alinhamento entre Sol-Terra-Lua, em que a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, produzindo uma sombra que cobre nosso satélite natural. Existem dois tipos de sombra produzidas pela Terra nesse processo, a penumbra (sombra mais fraca) e a umbra (sombra mais forte). Quando a Lua entra por completo na umbra, chamamos o eclipse de total, como o que ocorrerá nessa sexta-feira. Enquanto a Lua está inteiramente inserida na umbra, ela não fica totalmente escura, mas ganha um tom avermelhado, advindo daí a denominação 'Lua de Sangue'”.

Isso se explica, pois, quando a luz solar atinge a Terra, a atmosfera do nosso planeta absorve determinados comprimentos de onda da luz (cores) e deixa passar outros em direção à Lua, predominantemente o vermelho, dando essa coloração ao satélite.

A fase total do eclipse começará às 17h22 e seguirá até às 18h13, de modo que, de Presidente Prudente, praticamente não a acompanharemos, pois a Lua nascerá às 18h02 nesse dia. Até às 19h19 a Lua ficará parcialmente sob a umbra, mas sem o mesmo efeito visual da fase total.

Após esse momento e até às 20h29 haverá a fase penumbral do eclipse, quando praticamente será imperceptível.", finalizou o planetarista. O Observatório da Cidade da Criança realiza sessões gratuitas às quintas e sábados das 19h às 22h. Em caso de chuva ou céu encoberto a observação é cancelada.

Serviço Evento: Eclipse parcial total da Lua Local: Observatório “Anwar Damha” na Cidade da Criança Horário: 18h às 22h Data: 27 de Julho (sexta-feira)

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »