25/07/2018 às 14h00min - Atualizada em 25/07/2018 às 14h00min

Brincadeira que faz tutor ‘desaparecer’ causa grande angústia em animais

Ao contrário do que pensam os tutores que fazem a brincadeira, o ato não gera apenas um susto inofensivo nos animais.

Instituto Anda
Foto: Reprodução
Uma brincadeira por meio da qual o tutor se esconde atrás de um grande pedaço de pano e, ao soltá-lo, sai do local para dar ao animal a impressão de que a pessoa desapareceu é responsável por gerar grande angústia em cães e gatos. É o que explica o especialista em comportamento canino Rafael Wineski, da Meu Cão Companheiro.
 
O ato de se esconder atrás de um pano e depois “desaparecer” recebeu o nome de #WhatTheFluffChallenge. A brincadeira viralizou nas redes sociais e tem sido repetida em diversas partes do mundo. O que os tutores não sabem, entretanto, é que a atividade faz mal aos animais e pode gerar mudanças de comportamento neles.

“Um cachorro que já tenha uma pré-condição de sofrer de ansiedade por separação pode gerar uma angústia muito grande quando o humano desaparece. É o mesmo que acontece quando uma criança se perde dos pais no shopping ou no supermercado”, alerta Rafael, em entrevista.

Ao brincar, o tutor pode imaginar que o ato gera apenas um susto inofensivo no animal, mas não é bem assim. De acordo com Rafael, a brincadeira causa uma angústia prolongada que pode, inclusive, levar o animal a desaprender coisas que ele tenha aprendido anteriormente, como não destruir os móveis e fazer xixi no lugar certo.

A brincadeira pode fazer com que cachorros e gatos caiam no que chama Rafael de “aprendizagem de exemplo único”, que é quando o animal encontra conforto apenas na presença do tutor.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »