AtaNews Publicidade 728x90
25/07/2018 às 09h48min - Atualizada em 25/07/2018 às 09h48min

Prefeitura orienta a população para evitar escorpiões

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Embora não seja época de chuva e estarmos em pleno o inverno, condições propícias para as visitas indesejadas de escorpiões, esses animais peçonhentos estão aparecendo em muitas casas de diversos bairros da cidade. A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria de Saúde, está orientando a população sobre como evitar a presença de escorpiões.

Entre as medidas eficazes estão à vedação de soleiras de portas com borracha ou um pano, manter o quintal limpo, sem entulhos ou madeiras, olhar dentro de sapatos antes de calçá-los e usar luvas de couro durante a prática de jardinagem. É sempre importante ressaltar que a picada de escorpião pode ser fatal.

A coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, contou que a equipe da Secretaria de Saúde reforçou a distribuição de panfletos explicativos nas escolas e está orientando a população através dos agentes de endemias.

“O escorpião não ataca, ele se defende, ferroa quando é molestado para se defender. Eles vivem em locais propícios para o surgimento de insetos, principalmente as baratas que servem de alimentos para os escorpiões. Eles ainda podem sobreviver muitos dias sem água e comida, escondidos em locais escuros e úmidos. O controle de escorpiões por meio de inseticidas ou outros agentes químicos é muito difícil, pois precisa ser aplicado diretamente no corpo do animal para que ele morra. Eliminar as baratas é muito importante para evitar a proliferação dos escorpiões”, ressaltou Vanessa.

No caso de picadas, principalmente em crianças e idosos, a orientação da Secretaria de Saúde é procurar serviço médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) o mais rápido possível para atendimento e avaliação da gravidade.
 
Como evitar
 
Nas áreas externas:

-Manter limpos os quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo.
-Acomodar lixo em sacos plásticos e não jogar lixo em terrenos baldios.
-Limpar terrenos baldios situados a cerca de 2 metros das redondezas dos imóveis.
-Eliminar fontes de alimentos para os escorpiões: baratas, aranhas, grilos e pequenos animais invertebrados.
-Evitar acúmulo de material de construção e terraplanagem que possam gerar entulho.
-Preservar inimigos naturais dos escorpiões: aves de hábitos noturnos, lagartos e sapos. (As galinhas não são eficazes agentes controladores).
-Evitar queimadas em terrenos baldios.
-Manter fossas sépticas bem vedadas.
-Rebocar muros e paredes para que não apresentem vãos e frestas.
 
 Nas áreas internas:

-Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou de borracha.
-Reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas.
-Telar as aberturas de ralos, pias e tanques.
-Manter pontos de energia e telefone vedados



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »