AtaNews Publicidade 728x90
24/07/2018 às 08h52min - Atualizada em 24/07/2018 às 08h52min

Programa Idioma sem Fronteiras abre inscrições nesta quarta

Cursos presenciais de inglês serão oferecidos nos câmpus de Assis, Araraquara e Rio Preto

Assessoria de Imprensa, Unesp
Da esq. para dir., professoras Sandra Kaneco, Melissa Baffi, o professor João Telles e a docente Daniela Garcia e a presidente do Programa IsF Denise Abreu e Lima. ( Foto: Divulgação)
O programa Idioma sem Fronteiras (IsF) vai abrir inscrições nesta quarta-feira, às 12h, para cursos de língua inglesa, em quatro câmpus da UNESP.

Os cursos serão presenciais nos câmpus de Assis, Araraquara e Rio Preto. Em Rosana, o curso será oferecido com encontros por videoconferência em um laboratório da unidade. As inscrições vão até 2 de agosto.

Para participar, o estudante deve ter um cadastro no portal do programa e já ter feito um teste que avaliará o seu conhecimento prévio no idioma para que a inscrição ocorra de acordo com o nível de proficiência demonstrado.

Caso não haja um curso de inglês para o nível do aluno, é possível cursar o My English Online, uma plataforma de atividades interativas para aprender inglês em qualquer horário.

O Núcleo de Línguas da UNESP está instalado nos câmpus de Assis, Araraquara e São José do Rio Preto, é vinculado à Assessoria de Relações Internacionais (Arex) e conta com o apoio das Pró-Reitorias de Graduação (ProGrad) e Extensão (Proex) da Universidade.

Mais informações sobre como se inscrever nos cursos do programa podem ser obtidas neste link.

Inglês multicâmpus

Em junho, as professoras da Unesp Sandra Kaneco, Daniela Moraes Garcia, Melissa Baffi e o professor João Antônio Telles participaram do XIII Encontro de Coordenadores do Idiomas sem Fronteiras, realizado em Brasília, e apresentaram seus projetos aos coordenadores das universidades federais e estaduais do programa.

A professora Sandra Kaneco relatou a experiência de ensino de inglês online por videoconferência na realidade multicâmpus da Unesp. O projeto conta com o apoio do convênio Unesp-Santanter e foi implementado para atender alunos, docentes e técnicos-administrativos dos câmpus em que não há cursos de Letras. A professora explicou como é feita a supervisão pedagógica dos cursos e como são as aulas, que contam com uma dinâmica diferente das aulas presenciais.

No primeiro semestre, foram oferecidas 1.350 vagas a alunos dos campus de Araçatuba, São José dos Campos, São Paulo, Dracena, São João da Boa Vista, Registro, Itapeva, Assis, Araraquara, Rio Preto, Botucatu, Marília, Presidente Prudente e Rosana, Jaboticabal, Franca, Tupã e Sorocaba.

Além dos cursos, são oferecidas tutorias por videoconferência aos alunos do My English Online, que conta com 22.386 alunos ativos cadastrados nesta plataforma.

“No primeiro semestre oferecemos oficinas com alunos conectados individualmente em seus próprios computadores. No segundo semestre, pretendemos ampliar as turmas síncronas em laboratórios da Unesp, como foi feito em Rosana. Contamos com o apoio da professora Ivanir Azevedo Delvízio, que foi responsável pela organização da turma no câmpus. É importante que tenhamos pelo menos um responsável em cada cidade”, diz a professora Paula Tavares Pinto, coordenadora geral do Idiomas sem Fronteiras e do Programa de Inglês da UNESP.

Teletandem Brasil

O encontro contou também com a participação do professor João Antônio Telles, idealizador do projeto Teletandem Brasil, no qual alunos da UNESP participam de interações online com alunos de universidades do mundo todo.

Neste projeto, os alunos brasileiros interagem em língua portuguesa com alunos estrangeiros e estes, por sua vez, interagem em suas línguas com os brasileiros, o que favorece o aprendizado de ambas línguas.

Em Araraquara e Assis, foram 323 alunos participantes neste ano e a intenção é ampliar o projeto para outros câmpus. O projeto é reconhecido internacionalmente por meio de pesquisas e publicações e passará a integrar as ações do Programa Idiomas sem Fronteiras.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »