AtaNews Publicidade 728x90
24/07/2018 às 08h11min - Atualizada em 24/07/2018 às 08h11min

Princesa imperial do Japão visita Araçatuba aos 110 anos da imigração

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Na manhã de segunda-feira (23), Araçatuba recebeu a visita oficial da princesa Mako, representante da família imperial do Japão, sediada pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba. A visita foi a última parada da princesa em viagem pelo Brasil em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no país.

O evento foi protocolar do Consulado Geral do Japão em São Paulo, através da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiros da Noroeste.

Representantes dos órgãos de imprensa local de alcance regional, jornalismo impresso, televisivo, radiodifusão e webjornalismo foram convidados pelos organizadores a registrarem a passagem e o pronunciamento da princesa Mako, que veio acompanhada de comitiva consular e imprensa de seu país de origem.

Compuseram a mesa de honra o prefeito Dilador Borges, o presidente da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, Shinichi Yassunaga, e a princesa Mako, acompanhada de tradutor. O evento foi conduzido pelo mestre de cerimônia Odair Nakamune e teve como anfitrião o presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba, Kazoshi Shiraishi.

Segundo a organização do evento, foram recepcionadas aproximadas 400 pessoas, entre representantes das associações culturais nipo-brasileiras, associados de Araçatuba, autoridades políticas e militares e imprensa local e japonesa.

Após os pronunciamentos, alunos do Centro de Difusão da Língua Japonesa, escola pertencente à Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba, apresentaram números musicais em homenagem à princesa imperial e aos representantes das associações da região.

A associação araçatubense serviu almoço para todos os convidados. A princesa e sua comitiva, junto ao prefeito Dilador Borges, o presidente do Poder Legislativo de Araçatuba, Rivael Benedito de Souza, o Papinha, e demais autoridades foram recepcionados em almoço especial organizado pelo consulado e realizado no anfiteatro da Nipo.

Em pronunciamento, o presidente da Federação da Noroeste, Shinichi Yassunaga, e o prefeito Dilador Borges proferiram agradecimentos e homenagens em alusão ao que descreveram como importância histórica da presença e do trabalho das comunidades formadas por imigrantes japoneses e seus descendentes.

A Princesa Mako, por sua vez, discursou sobre sua admiração e sentimento de amizade pelo Brasil desde sua infância, bem como sobre sua constante atualização informativa sobre os acontecimentos políticos e sociais, entre outros temas relacionados ao país. Ao final, reverenciou também a história da comunidade nipônica no Brasil e ao sucesso da convivência e confluência cultural dos dois povos.

O prefeito Dilador Borges entregou à Princesa Mako o decreto de Hóspede Oficial do Município e uma Bandeira de Araçatuba. Ao final do almoço, a princesa Mako e sua comitiva embarcaram de volta a São Paulo.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »