AtaNews Publicidade 728x90
23/07/2018 às 16h19min - Atualizada em 23/07/2018 às 16h19min

Prefeitura recebe documentos digitalizados dos cemitérios municipais

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Representantes d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realizaram, na última sexta-feira (20), a entrega oficial dos registros digitalizados dos cemitérios municipais da Saudade e Recanto da Paz à Prefeitura de Araçatuba.

A entrega ocorreu no Salão Azul do Paço Municipal. O prefeito Dilador Borges recebeu das mãos do presidente da Estaca Araçatuba da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Fabio Antonio Giacomelli, um arquivo físico em pendrive com as mesmas informações, para pesquisa e uso próprio da Prefeitura.

O trabalho de digitalização dos livros que contém os registros de todas as pessoas sepultadas nos cemitérios municipais foi executado durante o segundo semestre do ano passado pela sociedade genealógica Family Search, que possui o maior acervo genealógico do mundo. Este trabalho é realizado em vários países, independentemente da presença da Igreja Mórmon neles, bastando que o respectivo governo autorize a digitalização.

De acordo com Márcio Saito, vereador de Araçatuba que intercedeu pela realização do trabalho, estima-se que há mais de 400 mil digitalizações, somando os dados dos dois cemitérios municipais.

O objetivo é preservar estes registros, pois na maioria dos casos eles estão em livros antigos e desgastados pelo tempo e a tendência é que sofram a deterioração à medida que são manipulados ao longo do tempo; com a digitalização e posterior armazenagem digital, eles passam a ser preservados e eternizados.

Todo o trabalho foi realizado por profissionais treinados e capacitados para execução do serviço e posteriormente tratados e armazenados perenemente. O trabalho não apresentou ônus financeiro algum para o município, ou para as entidades que permitam a digitalização. Uma cópia física é entregue para o município que poderá dar a destinação adequada para os registros digitalizados.

O Family Search mantém um site de acesso ao acervo genealógico e qualquer usuário, em qualquer parte do planeta em que haja acesso à internet, poderá consultar os registros que foram digitalizados. Isso significa que qualquer pessoa poderá pesquisar os registros de sepultamentos dos cemitérios sem precisar vir a Araçatuba, exceto em caso de necessidade da emissão de documentos comprobatórios destes sepultamentos.

Durante a cerimônia, houve apresentação do coral da Estaca de Araçatuba. Estiveram presentes Fabio Antonio Giacomelli, presidente da Estaca Araçatuba da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; o vereador Márcio Saito e a secretária municipal de Cultura e de Turismo, Tieza Lemos Marques.

Os registros e todos os documentos associados ficarão disponíveis para consulta eletrônica e posterior acesso no site mundial Family Search (familysearch.org).
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »