AtaNews Publicidade 728x90
17/07/2018 às 09h28min - Atualizada em 17/07/2018 às 09h28min

10 emojis que você está usando errado (ou não sabe usar)

Olhar Digital
Foto: Divulgação
Nesta terça-feira, 17, é comemorado o Dia Mundial do Emoji. A data é uma alusão ao emoji de calendário, exibido no WhatsApp e no iOS com a data de 17 de julho. O número não foi escolhido à toa: foi o dia em que a Apple anunciou o aplicativo de calendário iCal, para Macs, em 2002.
 
Hoje, os emojis fazem parte da vida de qualquer pessoa na internet. São uma forma simples e prática de condensar sentimentos e expressões complexas em imagens suportadas por qualquer app ou sistema operacional, e que são compreendidas em qualquer lugar do mundo, independentemente do idioma.
 
Mas nem todos os emojis são compreendidos da maneira certa por todo mundo. Quem define quais emojis aparecem no seu celular e o que eles significam é o Consórcio Unicode, uma organização sem fins lucrativos que representa nomes importantes da tecnologia e que determina o padrão de caracteres seguido pela indústria.

Abaixo você confere 10 emojis encontrados no WhatsApp que podem confundir alguns usuários, e o que eles realmente significam, de acordo com o Emojipedia.
 
1. Mão com mão

 
Muita gente acha que este símbolo representa "fé", "oração", "prece" ou algum gesto de cunho religioso, mas o nome oficial do código é "Mãos dobradas". Na cultura japonesa, que inspirou o desenho, este gesto significa uma reverência como "obrigado", "por favor" ou "me desculpe".
 
2. Bolha no nariz


Muita gente usa este emoji para representar um sintoma de gripe ou resfriado, ou mesmo como um sinal de choro, como se a bolha fosse uma lágrima. Mas a bolha, na verdade, sai do nariz e não do olho. Também inspirada na cultura japonesa, esta expressão possui o nome oficial de "Rosto com sono". O desenho aparece em mangás e animes para representar um personagem que está dormindo.
 
3. Pessoa com a mão inclinada

 
Mais um caso de um emoji que pode ser interpretado de múltiplas formas porque ninguém sabe exatamente o que significa. O nome oficial é "pessoa com a mão inclinada" e, segundo o Emojipedia, representa uma "pessoa no balcão de informação". Associa-se este emoji à ideia de alguém oferecendo ajuda.
 
4. Mãos na cabeça

 
Não, este emoji não representa uma bailarina ou um bailarino. Nem é um sinal de "opa, errei". Trata-se de uma pessoa fazendo o gesto de "OK" com o corpo, em vez de apenas um círculo com dois dedos da mão.
 
5. Gota escorrendo pelo rosto

 
Talvez seja difícil notar na pequena tela do celular, mas este rosto não está chorando. A gota escorre pela lateral do rosto e não a partir dos olhos. O nome oficial deste emoji é "Triste mas aliviado". A gota é de suor, e não de lágrimas, e representa uma situação estressante.
 
6. Vapor saindo do nariz

 
A fumaça que sai do nariz deste emoji pode parecer a representação de uma pessoa com raiva, mas, originalmente, não é. O emoji foi aprovado em 2010 e tinha o nome oficial de "Rosto com aparência de triunfo", novamente inspirado nos mangás japoneses. Hoje, o nome do código é "Rosto com vapor do nariz". Ou seja, é uma expressão de triunfo, e não de raiva.
 
7. Demônios?
 

 
É fácil confundir estes dois rostos vermelhos e peludos, logo após dos emojis de "raiva com chifres", com uma representação aleatória de demônios genéricos. Mas são, na verdade, figuras folclóricas do Japão. Acima, o ogro Namahage; e abaixo, o duende Tengu.
 
8. Gêmeas com orelhas de coelho

 
A imagem mostra duas pessoas com pontas na cabeça em trajes de festa e é normalmente usada para representar amizade. Estas pontas, são na verdade, orelhas. O nome do emoji é "Pessoas com orelhas de coelho" e são uma referência às famosas "coelhinhas" da revista masculina Playboy.
 
9. Braços em "X"

 
Os braços cruzados formando um "X" deste emoji significam simplesmente "não". O gesto é usado no programa de auditório "Deal or no deal", exibido no Brasil por Silvio Santos com o nome "Topa ou não topa" em 2006, para representar que o participante "não topa" a proposta feita pelo adversário no jogo.
 
10. Hang Loose?

 
O "hang loose", também conhecido como "o famoso sinal do Ronaldinho", tem como origem o sinal de "shaka" na cultura havaiana. Mas este emoji não tem nada a ver com isso. O gesto, segundo o Emojipedia, representa a expressão "me liga", já que os dedos têm a forma de um telefone. O shaka original, também chamado de hang loose, tem a mesma forma, mas os dedos são apontados para cima. Não existe ainda um emoji oficial para o hang loose.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »