AtaNews Publicidade 728x90
16/07/2018 às 16h14min - Atualizada em 16/07/2018 às 16h14min

Saiba o que desencadeia acne na fase adulta

Na fase adulta, hormônios desregulados, ansiedade e estresse podem provocar o surgimento de cravos e espinhas

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Logo após o período da puberdade, muitas pessoas acreditam que a acne irá desaparecer e não voltará a causar incômodos. Porém, com as diversas situações do cotidiano e algumas disfunções no organismo, as temidas espinhas podem voltar a surgir. Um estudo realizado pela Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, mostrou que um hormônio associado aos picos de estresse, pode estimular a produção de glândulas sebáceas e ser uma causa potencial dos problemas cutâneos.

Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD, um em cada três pacientes possuía problemas com acne com fundamentos emocionais, sendo os principais: estresse, ansiedade e depressão. Drª Teresa Noviello, dermatologista e membro da SBD, explica as possíveis razões da doença se aplacar comumente após os vinte e um anos de idade: “Há muitas razões que justificam o aparecimento e complicações da acne na vida adulta. A principal delas advém das alterações hormonais somados a fatores de estresse. Nas mulheres, um dos principais problemas associados à acne é o ovário policístico”.

O psicológico abalado pode fazer com que o organismo produza uma quantidade grande de cortisol, conhecido como o maior hormônio do estresse. “Outros fatores também influentes são os hormônios androgênios que, quando estão em desequilíbrio, podem levar a um aumento da oleosidade da pele através do estímulo das glândulas sebáceas”, explica Teresa. Em todos os diagnósticos, o tratamento deve ser acompanhado de um dermatologista apto para tratamento do problema. Agregado à posologia de antiandrogênico para o tratamento da acne, há prescrição de produtos, como ácidos, peeling e protetores solares, e procedimentos, como peelings químicos, mascaras e limpeza de pele. Alguns cuidados caseiros também podem ser adotados, como:

- Lavar o rosto com sabonete adstringente ou indicado para a pele (2 vezes ao dia);
- Evitar o contato de água quente com a pele, para evitar a produção da oleosidade;
- Não espremer cravos e espinhas, pois pioram a inflamação;
- Evitar esfoliar a pele; acnes inflamadas tendem a piorar quando expostas após uma esfoliação.


Teresa Noviello – CRM 36821

Dermatologista, Teresa Noviello é graduada em medicina pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, realizou residência em Clínica Médica pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – FHEMIG e em Dermatologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD e Regional MG .

Com ampla experiência em dermatologia clínica e oncologia dermatológica, Teresa se destaca na área de dermatologia estética, com os procedimentos de aplicação de toxina botulínica (Botox), preenchimentos e laser de última geração. É especialista na técnica MD Codes, processo de harmonização e reestruturação facial com ácido hialurônico, atenuação das rugas e sulcos e revitalização da pele. Atua também como Speaker, realizando palestras e workshops para profissionais médicos, dermatologista e cirurgiões plásticos em todo o país. Ela, também, dedica especial interesse por estudos, pesquisas e procedimentos relacionados ao processo rejuvenescimento facial.

Teresa prima por oferecer um serviço diferenciado e personalizado de avaliação completa e individualizada da face aos seus clientes antes de realizar qualquer procedimento. O trabalho da dermatologista é focado no tratamento global desde as camadas mais profundas de suporte até o refinamento de rugas em camadas mais superficiais da pele.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »