AtaNews Publicidade 728x90
16/07/2018 às 09h37min - Atualizada em 16/07/2018 às 09h37min

Vai chover em Julho?

Secura no Sudeste tem sido maior destaque do mês

Climatempo
Foto: Divulgação
Dias de tempo firme, muito sol, elevação da temperatura. Em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste, essa frase tem sido repetida várias vezes na previsão do tempo. E diante da secura desde o início do inverno, uma pergunta acaba surgindo em diversas rodas de conversa: "quando será que volta a chover?"
 
Primeiro temos que lembrar que o inverno é uma estação climatologicamente seca sobre a região central do Brasil. As frentes frias começam a ter dificuldade para avançar do Sul para o litoral do Sudeste, e com isso não temos a canalização da umidade da Amazônia, que por sua vez também começa a diminuir nesta época do ano, mas será que está chovendo pouco mesmo?

Tivemos a passagem de poucas frentes frias que não provocaram chuva diretamente sobre as estações, isto é, até tivemos chuva, mas não que acumulasse e pudesse ser utilizada para efeitos de comparação com o normal para a época do ano.

Ok, mas quando volta a chover?

Depois de falarmos sobre toda essa secura, a pergunta que surge na cabeça de todos é exatamente quando teremos chuva. E se esta ainda vem no mês de julho.

Há a previsão da passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste a partir do dia 25 deste mês, mas não devemos nos animar tanto, afinal a previsão também indica que esse sistema trará pouca chuva para as Regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »