AtaNews Publicidade 728x90
12/07/2018 às 08h33min - Atualizada em 12/07/2018 às 08h33min

Marmita ou restaurante?

Você conhece as vantagens de preparar a sua própria refeição? Veja as dicas para ajudar a montar a sua marmita e a fazer as melhores escolhas quando for comer fora de casa

Unimed
Foto: Divulgação
Preparar a sua própria refeição pode parecer difícil, mas com um pouco de paciência, dedicação e criatividade é possível fazer disso um hábito saudável e divertido. Acredite: as vantagens dessa prática irão te inspirar nessa mudança de hábito. Comece com os passos a seguir.

Planeje suas refeições
 
Planejar o cardápio da semana é o primeiro passo para começar a depender cada vez menos dos restaurantes e fast foods. Ao preparar o seu próprio alimento, você passa a ser mais seletivo na escolha dos produtos e, consequentemente, ganha em qualidade. O momento pode ser também adequado para avaliar como está sendo utilizado o seu tempo livre e como poderá se dedicar mais no preparo das refeições.

Faça a lista de supermercado
 
Ao planejar as refeições, você observa melhor o que consome e tem mais consciência da importância dos alimentos para a sua saúde e qualidade de vida. Com o planejamento e a lista de compras em mãos, o próximo passo é ir às compras. Lembre-se também de não ir ao supermercado de estômago vazio, para não cair na tentação de levar o que não precisa.

Escolha o que irá consumir
 
Aproveite que você tem a oportunidade de escolher o que irá comprar e, sempre que possível, dê preferência aos produtos orgânicos. Eles podem ser encontrados nos supermercados, mas também em feiras livres, onde a oferta de produtos in natura é maior e mais barata. Aproveite também para incluir alimentos integrais no dia a dia. Eles são ricos em fibras e ajudam a dar saciedade.

Higienize os alimentos
 
A higienização das folhas, frutas e verduras é fundamental para evitar contaminação por micro-organismos. Esse cuidado também é importante na limpeza de tábuas de madeiras, utilizadas para o corte de carnes e legumes, assim como com os panos de prato. O armazenamento correto também é importante: após a higienização, os alimentos (legumes, frutas e verduras) devem ser armazenados em potes com tampas e colocados na geladeira para melhor conservação.

Reduza o consumo de sódio
 
O excesso de sal pode prejudicar quem tem pressão alta. Quem se alimenta fora de casa tem mais dificuldade para controlar a quantidade de sal ingerida ao longo do dia. Já em casa, é possível fazer a dosagem adequada e ainda evitar o uso de produtos como realçadores de sabor, que têm grande quantidade de sódio. Dica: o uso de temperos e ervas naturais reduz a necessidade de sal nos alimentos.

Montagem da marmita
 
Ao montar a marmita, lembre-se dos substitutos saudáveis dos grupos do carboidrato, proteína, leguminosas, além de variar na escolha de legumes e verduras. Prefira sempre grelhar, assar ou cozinhar, em vez de fritar. Para não exagerar, distribua as porções em um prato e veja a real quantidade que está sendo colocada na marmita. E lembre-se: para transportar a marmita, acondicione o recipiente em uma bolsa térmica. Isso ajudará a manter a temperatura e a textura dos alimentos.

Otimize o tempo de preparo
 
Você não precisa preparar um prato novo todos os dias. A maioria das receitas pode ser congelada para consumo ao longo da semana. Para descongelar, basta retirá-las do congelador um dia antes do consumo.

VAI AO RESTAURANTE?
 
Prefira os restaurantes que servem refeições feitas na hora, como os que vendem comida por quilo.

Consuma diariamente legumes, verduras e hortaliças.

Não adicione sal nas refeições.

Dê preferência aos alimentos integrais.

Escolha carnes magras e grelhadas, assadas ou cozidas.

Evite o consumo de líquido durante as refeições.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »