AtaNews Publicidade 728x90
10/07/2018 às 08h46min - Atualizada em 10/07/2018 às 08h46min

Mais um jovem é resgatado de caverna na Tailândia, informa jornal

Agência Brasil
Foto: Divulgação
Pelo menos mais um jovem foi resgatado nesta terça-feira (10) da caverna, no norte da Tailândia, onde estava preso há mais de duas semanas junto com um grupo de 13 pessoas - 12 menores e um adulto. Até o final do dia, se espera que sejam retirados os outros quatro que ainda permanecem no local, informou o jornal local Kahosod.

O novo resgatado se soma aos oito meninos que já foram retirados e que permanecem internados no hospital provincial de Chiang Rai, onde recebem cuidados médicos e passam por avaliação. Eles saíram no domingo (9) e na segunda-feira da caverna.

O nono, cuja identidade ainda não foi revelada, deixou a caverna às 16h12 local (6h12 em Brasília), segundo o jornal.

As autoridades ainda não confirmaram mais esse resgate, mas jornalistas que estão na região citam testemunhas que viram o menino sendo retirado.

O contingente internacional de mergulhadores voltou a entrar na caverna às 10h09 local (0h09 em Brasília), com o objetivo de retornar com as cinco pessoas que permaneciam presas no local, disse Narongsak Ossottanakorn, porta-voz da operação.

"Hoje, tiraremos os quatro meninos e o treinador", disse Narongsak em entrevista coletiva.

Ele informou que mais quatro pessoas - um médico e três integrantes da Marinha - também deixarão a gruta, após permanecer vários dias no trabalho de assistência médica e psicológica ao grupo.

Esta terceira operação de salvamento pode ser a mais lenta, devido ao maior número de pessoas retiradas e às chuvas que atingiram a região durante toda a noite e parte da manhã.

"Hoje levará mais tempo que nos outros dias, mas finalmente vamos celebrar juntos", diz mensagem publicada pela Marinha tailandesa.

Os membros da equipe de salvamento, junto com os meninos, têm que superar galerias parcialmente inundadas e com desníveis e visibilidade nula para alcançar o exterior da caverna.

Da mesma forma como ocorreu após a primeira operação, as autoridades anunciaram uma pausa entre a segunda missão (segunda-feira) e esta terceira, para repor os tanques de ar comprimido utilizados durante os trabalhos e avaliar as partes inundadas da caverna.

As precipitações são uma das principais preocupações das autoridades. A água filtrada pelo monte pode voltar a inundar as galerias e anular a drenagem feita.

Os 13 menores - 12 entre 11 e 16 anos e o treinador de 26 - entraram nas galerias no dia 23 de junho após o término de um treino de futebol, quando uma súbita tempestade começou a inundar a caverna e impedir a saída.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »