AtaNews Publicidade 728x90
02/07/2018 às 09h08min - Atualizada em 02/07/2018 às 09h08min

Prefeitura inaugura Centro de Apoio Educacional Especializado e Multidisciplinar

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

As secretarias municipais de Educação e de Saúde, com apoio da Assistência Social, inauguraram, o Caema (Centro de Apoio Educacional Especializado e Multidisciplinar) – serviço com foco no atendimento de alunos da rede municipal com deficiência intelectual, visual, auditiva, transtornos de desenvolvimento e dificuldade de aprendizagem, bem como crianças com transtornos mentais ou com altas habilidades.

A proposta de criação do Caema foi apresentada pelas secretarias em abril de 2018. A secretária municipal de Educação, Silvana de Sousa e Souza, relembrou as etapas de elaboração do novo centro. “Durante a apresentação do projeto, a primeira pergunta que recebemos do prefeito foi: ‘é importante?’. Então, tivemos todo o apoio para a realização desse projeto. O Caema surge para oferecer apoio aos pais, que sabem que a criança precisa de ajuda e muitas vezes não sabem nem qual é essa ajuda”.

“O trabalho do Caema possibilitará devolutivas e orientações às unidades escolares, aos pais, formação continuada de apoio aos professores e profissionais envolvidos com os alunos da rede municipal de ensino, além de encaminhamento dos alunos aos demais equipamentos de apoio, como o Caps i (Centro de Atenção Psicossocial Infantil), CER (Centro Especializado de Reabilitação), AMA (Associação de Amigos do Autista), entre outros”, disse a secretária municipal de Saúde, Carmem Silvia Guariente.

O Caema oferece atendimento para crianças de 0 a 11 anos, com psicólogos, fonoaudiólogos e pedagogos e, de acordo com Silvana, contará futuramente com atendimento neurológico. Está localizado na rua Bandeirantes, 587, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

A aluna especial Heloísa Scarpin Nogara, de seis anos, fez um pronunciamento especial. Houve apresentação de vídeos com homenagens ao prefeito, à vice-prefeita e à secretária de Educação, além de apresentação do coral de Libras, com as professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Emocionado, o prefeito Dilador Borges fez uso da palavra para agradecer a criação do Caema. “Eu sou vítima do transtorno de aprendizado. Fui diagnosticado com dislexia há alguns anos e sei da importância da criação de um equipamento como esse. Esse é o nosso objetivo: cuidar de gente. Com uma boa gestão e administração, é possível realizar mais pelas pessoas”.

Participaram da inauguração o prefeito Dilador Borges; a vice-prefeita Edna Flor; o presidente da Câmara, Rivael Papinha; o vereador Márcio Saito; as secretárias de Educação, Silvana de Sousa e Souza; de Assistência Social e Participação Cidadã, Maria Cristina Domingues, e de Saúde, Carmem Silvia Guariente; o defensor público da Defensoria Pública de Araçatuba, Angelo Dalben; a presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade, Deomerce Damasceno; a dirigente do Departamento de Educação Especial Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, respondendo pelo Caema, Andréa Melinsky, além de funcionários das secretarias envolvidas e da prefeitura.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »