AtaNews Publicidade 728x90
19/01/2018 às 14h23min - Atualizada em 19/01/2018 às 14h23min

Google e Mozilla trabalham juntas em um novo formato de imagem

Tecmundo
Foto: Divulgação

A Google e a Mozilla estão juntas de outras companhias de tecnologia na iniciativa Alliance for Open Media para desenvolver um novo formato de imagem. Com isso, a intenção é tanto apresentar uma alternativa a extensões tradicionais, como JPG e PNG, e também sair na frente da Apple, que recentemente apresentou seu próprio formato, o HEIC.

Apesar do estágio inicial de desenvolvimento, o novo formato criado por GoogleMozilla consegue ser 15% menores do que o HEIC, afirma o engenheiro da Mozilla envolvido na tarefa Tim Terriberry. A nova tecnologia se baseia no codec AV1, desenvolvido pela Alliance for Open Media, e já pode ser conferida na prática.
 

AV1 vs JPEG

Mas por que precisamos superar a compressão JPEG? Além de não se dar bem com imagens muito grandes, esse formato também tem uma variedade limitada de brilho e de tons de escuro, e não se dá muito bem quando o papo é uma gama ampla de cor. Textos e logos também não funcionam muito bem neste formato.
 

De acordo com o CNET, as fotos em AV1 podem resolver todos esses problemas. O formato garante mais qualidade em imagens com textos e logos, menos perda em imagens comprimidas ao preservar os pixels originais (ou seja, menos KB e fotos mais bonitas ao mesmo tempo) e ainda o uso de HDR para imagens com cores mais fiéis.

AV1 vs HEIC

O HEIC, lançado pela Apple no ano passado, utiliza o codec HEVC (desenvolvido pelos criadores do MPEG) e traz uma evolução significativa, de bastante qualidade. Contudo, ele esbarra em um problema simples: ele é feito pela Apple e, portanto, quem quiser utilizá-lo precisa separar os documentos para solicitar o licenciamento.

Já o AV1 dispensa qualquer tipo de licenciamento, ou seja, qualquer um pode utilizá-lo sem precisar pagar nada por isso nem perder tempo com muita burocracia. Isso atraiu a atenção de muita gente e, além da Mozilla, empresas como Google, Microsoft, Netflix, Amazon, Hulu, Facebook e até mesmo a Apple já adotaram o codec de vídeo AV1 de alguma forma.

Empresas como NVIDIA e Intel também estão na Alliance for Open Media, então, não deve ser difícil ver o AV1 emplacando em breve, com direito a aceleração por hardware e tudo mais. Isso tudo leva a crer também que o novo formato de imagem ainda sem nome desenvolvido por Google e Mozilla siga um caminho semelhante.
 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »