AtaNews Publicidade 728x90
22/06/2018 às 12h39min - Atualizada em 22/06/2018 às 12h39min

Resultado do processo seletivo para o Intercâmbio Brasil-Japão 2018

Professores de sete estados brasileiros são selecionados para curso na Universidade de Tsukuba

CBJ
Foto: Lara Monsores/CBJ
A comissão formada por membros do Consulado do Japão no Brasil, do Ministério do Esporte, do Comitê Olímpico do Brasil, da Confederação Brasileira de Judô e do Instituto Kodokan do Brasil definiu, a partir de critérios estabelecidos em edital, os sete professores brasileiros de judô que vão participar da segunda turma do Intercâmbio Brasil-Japão 2018. Os aprovados no processo seletivo passarão quatro semanas na Universidade de Tsukuba, no Japão, uma das mais instituições conceituadas do mundo no ensino da modalidade. 

"Fizemos um processo através de edital com critérios rigorosos e recebemos inscrições de 70 candidatos. A partir da triagem feita em cima desses critérios, chegamos aos sete professores que serão contemplados com a vaga para participar da segunda turma do intercâmbio na Universidade de Tsukuba, no Japão. Agora, vamos alinhar uma proposta para que os professores propaguem o conhecimento adquirido quando retornarem", explicou Silvio Acácio, presidente da CBJ. 

Professores aprovados no processo seletivo: 

- André Fernandes Chaves Filho (Minas Gerais)

- Emerson Soares (Rio Grande do Norte)

- Érico Vinícius Souza Matos Velloso (Bahia)

- Expedito de Melo Rosa Falcão Filho (Piauí)

- Marcos Rogério Marcelino de Souza (São Paulo)

- Miguel Augusto Kuse (Rio Grande do Sul)

- Rodrigo Bardasson da Rocha (Rio de Janeiro)


Após a análise dos documentos enviados por todos os candidatos, os aprovados foram definidos em reunião na sede da CBJ que contou com a presença do presidente Silvio Acácio Borges; do gestor executivo Robnelson Ferreira; do gestor das categorias de Base, Marcelo Theotônio; do gestor nacional de Eventos, Matheus Theotônio; de Rogério Sampaio, diretor geral do COB; Hisayoshi Muto, primeiro secretário e chefe do departamento de Cultura e Imprensa da Embaixada do Japão no Brasil; Elisa Celino, assessora cultural da Embaixada do Japão no Brasil; e de Roberto Mitio Harada, diretor secretário do Instituto Kodokan do Brasil.

"O importante era que tivéssemos uma forma de seleção transparente e, então, conseguimos construir esse processo transparente. Era importante também a participação do Instituo Kodokan e da CBJ, que tem o conhecimento desses profissionais em todo o território nacional", pontuou Rogério Sampaio.

"A nossa ideia é que os professores possam replicar esse conhecimento não apenas em sua rede de ensino, mas também nos polos do Avança Judô, projeto social da CBJ que atende a mais de 2.500 crianças e adolescentes de 7 a 16 anos, em 16 estados brasileiros. Com isso, acreditamos que conseguiremos alcançar o propósito do intercâmbio, que é trocar e difundir o conhecimento", completou Robnelson Ferreira. 

- O programa de Intercâmbio Brasil-Japão

O programa oferece sete vagas para professores brasileiros de judô no curso de aprimoramento técnico-didático na conceituada Universidade de Tsukuba, no Japão. As aulas terão duração de quatro semanas, de 15 de setembro a 14 de outubro deste ano.

Essa será a segunda turma de brasileiros no programa. Em 2017, os professores Uichiro Umakakeba, Joseph Guilherme, Ademir Shultz Júnior, Raphael Luiz Silva, Renato Yoshio Ikegawa, Leonardo Lara e Rafael Borges integraram a primeira turma que viajou a Tsukuba para participar do "Discovery Camp: Tomorrow's Friends Programme." 

A partir de pesquisas desenvolvidas por meio da Universidade de Tsukuba e do Instituo Kodokan, os profissionais voltaram do Japão com a missão de propor uma adequação no modelo observado na grade curricular brasileira e apresentar uma proposta curricular para aulas do Caminho Suave nas escolas públicas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »