AtaNews Publicidade 728x90
18/06/2018 às 17h19min - Atualizada em 18/06/2018 às 17h19min

Projeto De Olho no Duto leva Circo para comunidades de Cubatão, São Vivente, Santo André e São Paulo

Assessoria de Imprensa

Nos próximos dias, os artistas circenses do projeto De Olho no Duto realizarão apresentações, cortejos, oficinas e bate-papo com comunidades de São Vicente, Cubatão, Santo André e São Paulo. O projeto é um investimento social da TRANSPETRO e almeja atingir mais de 150 mil pessoas em dois anos.

 

Artistas circenses do projeto De Olho no Duto realizam um inteiro de atividades gratuitas para a população

 

Nos próximos dias, os artistas circenses do projeto De Olho no Duto - que em São Paulo é representado pela Pequena Trupe de Circo e Circo do Asfalto, irão realizar ações nas comunidades da Vila Noel (Cubatão), Vale Novo (São Vicente), Jardim Utinga (Santo André), Pilões e Limoeiro (São Paulo). 

 

O projeto é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Transpetro e o Instituto Cultural Escola Livre de Palhaços – ESLIPA e propõe um dia inteiro com arte de graça para as comunidades. Cortejos, Oficinas, Espetáculos e Rodas de Conversas promovem um grande encontro do palhaço com o indivíduo comum, alegrando moradores e envolvendo o público de todas as idades.

 

Os artistas buscam sensibilizar as pessoas para a realização de ações que melhorem suas condições de vida. Promovendo o acesso à cultura e detectando possíveis agentes culturais que possam multiplicar essas ações, o projeto propõe o fortalecimento dos vínculos entre a comunidade, e também com os próprios artistas, que realizarão visitas às mesmas comunidades durante o período de dois anos.

 

Segundo Lilian Moraes e Richard Riguetti, responsáveis pelo Instituto ESLIPA: "O projeto visa a promoção dos direitos humanos e da cidadania, a inclusão social, o respeito a diversidade humana e cultural das comunidades impactadas pela TRANSPETRO. Todas as atividades do projeto serão realizadas em espaços públicos abertos, com o compromisso de promover o diálogo permanente entre os artistas e a comunidade, para identificar, potencializar e valorizar as iniciativas artísticas e culturais de cada região".

 

Segundo a Transpetro, "o projeto tem premissas básicas de transformação social, calcadas na formação cidadã, no engajamento das comunidades, na atuação forte da divulgação dos canais de comunicação e ações e informações preventivas, além do desenvolvimento do senso de pertencimento local.

 

Circo do Asfalto e Pequena Trupe de Circo representam o projeto em São Paulo

Circo do Asfalto foi formada em 2008 pelo casal Fran e Douglas Marinho, pesquisando as artes circenses de rua e a cultura popular. Buscando levar a arte a pequenas comunidades, vilarejos, aldeias, quilombos e outras cidades fora da rota tradicional de artes no Brasil, a companhia já circulou por todas as regiões brasileiras e diversos países da América Latina, apresentando-se em mais de mil e quinhentas cidades, através de produções independentes, festivais, convenções de circo, prêmios e editais de incentivo à cultura. A companhia consolidou-se como referência e hoje mantém um espaço independente em Santo André – o Espaço Cultural Circo do Asfalto - onde recebe artistas de todo o mundo.

 

Já a Pequena Trupe de Circo surgiu em 2013 a partir do encontro cênico da dupla Dudu do Circo e Palhaça Fadinha (Meyri Castro). Como artistas de rua, a trupe pesquisa e cria suas obras a partir das artes circenses, circulando de forma independente. Participou da Maratona Cultural de São Bernardo do Campo, Convenção Brasileira de Malabares Circo e Palhaço, Convenção Praiana de Circo, Mostra Tropé de Teatro Circo e Bonecos e da Ocupação Artística nos Parque de São Bernardo do Campo, onde realizou mais 30 apresentações consolidando seu espaço na cena cultural do Grande ABC.

 

Projeto De Olho no Duto divulga agenda de Junho/2018

                       

Apresentações do Circo do Asfalto

 

24 de junho - Domingo – 11h00 às 17h00 – Jardim Utinga – Santo André

Local: Praça da Rua Otacílio Guimarães

 

Apresentações da Pequena Trupe de Circo

 

22 de junho – Sexta-feira – 14h00 às 18h00 – Vila Noel - Cubatão

Associação de Moradores de Vila Noel

23 de junho – Sábado – 14h00 às 18h00 – Vale Novo – São Vicente

Local: Quadra do Vale Novo

24 de junho - Domingo – 14h00 às 18h00 – Pilões – São Paulo

Associação de Moradores do bairro Pilões

30 de junho – Sábado – 14h00 às 18h00 – Limoeiro – São Paulo

Local: Praça Peter Muranyi

 

Para saber mais detalhes sobre a programação do projeto "De olho no Duto" acesse: www.facebook.com/eslipa

www.facebook.com/circodoasfalto

www.facebook.com/pequenatrupedecirco


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »