AtaNews Publicidade 728x90
04/06/2018 às 17h48min - Atualizada em 04/06/2018 às 17h48min

Por que uma picada de mosquito coça por tanto tempo?

Quem aqui nunca sofreu com picadas de mosquito, principalmente no verão? Se você for alérgico, a vermelhidão e a coceira provocada por ela devem se manifestar de uma forma mais evidente e o incômodo deve ser bem grande... Pesquisadores do Texas encontraram explicações para a coceira causada por picadas de mosquito, que estão totalmente relacionadas com nosso sistema imunológico e a saliva deles. Confira!

Biologia Total
Em um estudo publicado nesta semana, pesquisadores identificaram porque que a coceira resultante da picada de um mosquito perdura por tanto tempo (principalmente se você tem alergia).Para a realização dos experimentos, a equipe de cientistas do Texas injetou células humanas em camundongos (células-tronco hematopoiéticas), que depois se transformaram em vários tipos de células sanguíneas, incluindo as células do sistema imunológico.

Estes camundongos com sistema imunológico humano foram submetidos a picadas de mosquito, e depois de algum tempo tiveram suas células analisadas.

Os resultados demonstraram que as células do sistema imunológico dos animais que receberam as picadas de mosquito, permaneceram ativas por até 7 dias, explicando porque as picadas continuam coçando por até uma semana. Mas existem mais explicações para este resultado...Os pesquisadores acreditam que isso acontece porque a saliva do mosquito provoca modificações em nosso sistema imunológico, ou seja, não coçamos somente por conta da picada, mas pela picada e pela saliva do mosquito que é injetada em nosso corpo, provocando uma reação alérgica.

A saliva dos mosquitos funciona como um vírus “cavalo de troia", capaz de “enganar” o nosso sistema imunológico, provocando nele uma reação alérgica, quando na verdade ele deveria estar lutando contra o vírus. Isso faz com que o nosso sistema imunológico não ataque o vírus da maneira correta, deixando o nosso corpo exposto a outros microrganismos e infecções.

Para os pesquisadores, a resposta imunológica provocada pela saliva do mosquito, e que faz com que células imunológicas fiquem ao redor da picada, também pode fazer com que essas células migrem de volta para medula e que essa migração possa fazer da medula um reservatório para qualquer vírus que esteja escondido na saliva do mosquito.

Se a informação for confirmada, a saliva do mosquito poderia fazer com que o corpo humano se tornasse um local perfeito para a replicação de outros microrganismos, como vírus e parasitas.A análise dos pesquisadores e os resultados obtidos através dos experimentos, fizeram com que a equipe concluísse que novas vacinas devem ser desenvolvidas, e que estas não devem combater somente microrganismos, mas microrganismos e a saliva dos mosquitos também, que pode servir como porta de entradas para outros tantos patógenos.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »