AtaNews Publicidade 728x90
04/06/2018 às 14h33min - Atualizada em 04/06/2018 às 14h33min

Jorge Lorenzo cala direção da Ducati ao vencer o GP da Itália

Uma primeira vitória com ‘v’ maiúsculo para a Ducati em uma dobradinha vê o pentacampeão Mundial reinar na Itália, com Rossi completando o pódio

Por Victor D. Berto
F1 Mania
Foto: AFP PHOTO / TIZIANA FABI
Jorge Lorenzo venceu pela primeira vez em vermelho, liderando uma dobradinha para a Ducati Team em Mugello, incontestável e intocável, para cruzar a meta com seis segundos de vantagem para vencer pela primeira vez desde Valencia 2016 – e sua sétima vitória na Itália. Andrea Dovizioso fez a dupla glória no pódio da fábrica de Borgo Panigale, ficando em segundo lugar, afastando-se de uma pressão do pole e favorito do público, Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP). O pódio do ‘Doctor’ foi outra escrita na história num dia decisivo em Mugello, com o piloto de Tavullia a ser o primeiro a conquistar mais de 5000 pontos na classe principal, enquanto o líder do Campeonato e atual campeão Marc Marquez (Repsol Honda Team) caiu e remontado, mas não conseguiu marcar.

Lorenzo levou a ponta de segundo no grid quando Marquez pulou da segunda fila do grid para chegar na Curva 2 lutando pela segunda posição, mas Rossi o segurou até que o campeão então deu uma escapada mais tarde em San Donato, ficando atrás de Lorenzo seguido de Rossi, Iannone e Dovizioso.

O número 99 estava mantendo o ritmo quente na frente e o primeiro raio de drama, de repente, bateu logo atrás, quando Marquez escorregou para a brita na curva 10 – capaz de remontar em sua moto, mas os pontos pareciam um sonho. Isso deixou Rossi atrás de Lorenzo, quando Dovi atacou o terceiro Iannone.

O italiano passou por outro compatriota ao passar por Rossi logo depois, deixando apenas seu companheiro de equipe à sua frente. Rossi então foi escorregou na primeira curva, deixando Iannone passar.

Enquanto isso, Danilo Petrucci (Alma Pramac Racing) – depois de ter sido bloqueado por Marquez no início – estava em um bom retorno, pronto para a disputa e na rabeira de Rossi com 16 para fim. Quando Iannone começou a sofrer e o “Doutor” também, “Petrux” deu um salto e passou -, mas logo foi uma luta de cinco pilotos pelo pódio, quando Cal Crutchlow (LCR Honda Castrol) se juntou à batalha.

Na frente, no entanto, a história estava vermelha. Dovizioso manteve a diferença em pouco mais de um segundo, mas Lorenzo continuou forçando. Volta após volta, o “Spartan” apertou o acelerador e simplesmente se afastou – seis segundos à frente dos demais na linha de chegada, desabando no tanque para deixar se levar pelas emoções.

Conforme as voltas passaram, Rossi e Iannone surgiram à frente do grupo lutando pelo terceiro lugar, com uma fantástica batalha entre os dois heróis da casa antes de o piloto de Tavullia ser capaz de escapar. Ele foi até mesmo capaz de se aproximar de Dovizioso na última volta, mas não foi o suficiente, levando o terceiro para o total de pontos da classe rainha a 5000, enquanto as arquibancadas explodiam em fumaça amarela.

Iannone ficou em quarto com apenas 0.022s à frente de seu companheiro de equipe Alex Rins, com Crutchlow sendo capaz de tirar o melhor de Petrucci para levar a P6. Maverick Viñales recuou da primeira fila para ficar em oitavo, mas estava na traseira de Petrucci na bandeirada, e ambos tiveram Álvaro Bautista (equipe de Angel Nieto) por perto, já que o número 19 conquistou seu segundo top 10 do ano. Johann Zarco (Monster Yamaha Tech 3) completou os dez primeiros depois de um final de semana mais difícil.

Houve um número acentuado de quedas, incluindo Jack Miller (Alma Pramac Racing), terminando a sua série de oito top 10 consecutivos, e Dani Pedrosa (Repsol Honda Team), que caiu em um emaranhado com Takaaki Nakagami (LCR Honda Idemitsu) na curva 2 ainda na largada.

Pol Espargaró (Red Bull KTM Factory Racing), enquanto isso, transformou um fim de semana difícil para a P11, à frente de outro desempenho impressionante de Hafizh Syahrin, que foi o melhor estreante da Monster Yamaha Tech 3 na P12. Márquez cruzou a linha na P16, sem marcar pontos em Mugello.

A próxima etapa será no Circuito de Barcelona-Catalunha – onde Lorenzo, Pedrosa e Rossi têm boas recordações, e Dovizioso venceu no ano passado – entre os dias 15 e 17 de junho.

Confira o resultado do GP da Itália de MotoGP:

1) Jorge LORENZO (ESP/Ducati Team)
2) Andrea DOVIZIOSO (ITA/Ducati Team)
3) Valentino ROSSI (ITA/Movistar Yamaha MotoGP)
4) Andrea IANNONE (ITA/Team SUZUKI ECSTAR)
5) Alex RINS (ESP/Team SUZUKI ECSTAR)
6) Cal CRUTCHLOW (ING/LCR Honda CASTROL)
7) Danilo PETRUCCI (ITA/Alma Pramac Racing)
8) Maverick VIÑALES (ESP/Movistar Yamaha MotoGP)
9) Alvaro BAUTISTA (ESP/Angel Nieto Team)
10) Johann ZARCO (FRA/Monster Yamaha Tech 3)
11) Pol ESPARGARO (ESP/Red Bull KTM Factory Racing)
12) Hafizh SYAHRIN (MAL/Monster Yamaha Tech 3)
13) Tito RABAT (ESP/Reale Avintia Racing)
14) Bradley SMITH (ING/Red Bull KTM Factory Racing)
15) Franco MORBIDELLI (ITA/EG 0,0 Marc VDS)
16) Marc MARQUEZ (ESP/Repsol Honda Team)
17) Xavier SIMEON (BEL/Reale Avintia Racing)
18) Takaaki NAKAGAMI (JAP/LCR Honda IDEMITSU)
OUT) Aleix ESPARGARO (ESP/Aprilia Racing Team Gresini)
OUT) Jack MILLER (AUS/Alma Pramac Racing)
OUT) Thomas LUTHI (SUI/EG 0,0 Marc VDS)
OUT) Dani PEDROSA (ESP/Repsol Honda Team)
OUT) Karel ABRAHAM (CZE/Angel Nieto Team)
OUT) Scott REDDING (ING/Aprilia Racing Team Gresini)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »