29/05/2018 às 14h53min - Atualizada em 29/05/2018 às 14h53min

III Feira Antropofágica de Opinião ocupará a Oficina Cultural Oswald de Andrade por três dias

Assessoria de Imprensa
Foto: Reprodução
A Companhia Antropofágica de Teatro acaba de anunciar a programação oficial da III Feira Antropofágica de Opinião que será realizada de 31 de maio a 02 de junho na Oficina Cultural Oswald de Andrade, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis.

Celebrando 90 anos do Manifesto Antropófago, 50 anos da Primeira Feira Paulista de Opinião e o bicentenário de Karl Marx, este grande festival reunirá artistas, coletivos e pensadores de diversas linguagens (teatro, música, cinema e artes visuais) para uma reflexão social sobre a atual situação do Brasil através da criação artística.

Entre os grupos confirmados estão: Cia Canina - Teatro de Rua e Sem Dono, Cia Teatro dos Ventos, Companhia Estudo de Cena, Coletivo Zagaia, Cia Estável de Teatro, Cia Teatral Os Satyros, Arlequins Grupo de Teatro, Cia. Les Commediens Tropicales, Elaine Guimarães, Teatro da Neura, Refinaria Teatral, Mamulengo da Folia, Cia. Teatral Boccaccione, O Buraco d'Oráculo, Alípio Freire, Cassio Brasil e Coletivo Mirante, Grupo Pandora de Teatro, Nucleozonaautônoma, Companhia dOs Inventivos, Coletivo de Galochas, Quem Nós?, Cia. Teatro Documentário, Grupo Rosa Dos Ventos, Grupo Xingó, Coletivo Tela Suja Filmes, A Próxima Companhia, Grupo Folias D'Arte (Galpão do Folias), Grupo Clariô de Teatro, Cia Antropofágica, Brava Companhia, Dolores Boca Aberta, Engenho Teatral., Companhia do Feijão, Grupo Redimunho de Investigação Teatral, Kiwi Companhia de Teatro, Dulce Muniz e outros convidados especiais.

Os artistas criarão obras para responder a pergunta "O que Pensa Você do Brasil de Hoje?" – Pois foi com este mesmo questionamento que Augusto Boal, idealizador do Teatro do Oprimido, reuniu em 1968 importantes artistas que foram chamados a responder essa pergunta, originando um espetáculo coletivo que se tornou um marco histórico da arte socialmente engajada: a Primeira Feira Paulista de Opinião.

O espetáculo produzido em 1968 pelo Teatro de Arena com direção de Augusto Boal, a Primeira Feira Paulista de Opinião reuniu alguns dos mais atuantes dramaturgos do período como Lauro César Muniz, Bráulio Pedroso, Gianfrancesco Guarnieri, Jorge Andrade e Plínio Marcos, atrizes como Aracy Balabanian, Cecília Thumim Boal e Myriam Muniz, além de compositores como Edu Lobo, Caetano Veloso, Ary Toledo, Sérgio Ricardo e Gilberto Gil. Naquele momento a montagem uniu a categoria teatral paulista e carioca na luta contra as ações autoritárias da Censura.

Cinquenta anos depois, inspirados por este espetáculo, a Companhia Antropofágica se prepara para realizar a terceira edição da Feira Antropofágica de Opinião, um encontro festivo de artistas dedicados em suas mais variadas propostas estéticas, à apreensão crítica da realidade brasileira. A mesma intenção de 1968, porém colocada para nossos tempos. A intenção é que seja estabelecido um diálogo importante com o atual momento histórico do país. A população será convidada a se juntar aos coletivos, pensadores, grupos e artistas participantes, para pensar o Brasil de hoje e a sociedade em que vivemos.

Sobre a Companhia Antropofágica

A Companhia Antropofágica de Teatro é um coletivo teatral de São Paulo composto por mais de trinta integrantes que se dividem entre tarefas de direção, atuação, música, pesquisa, produção, registro. O grupo realiza espetáculos, intervenções artísticas, oficinas e estudos, atuando tanto em sua sede quanto em espaços culturais, escolas públicas e ruas da cidade de São Paulo. 

Com um extenso processo de criação, estudo, experimentação e um significativo currículo com prêmios e indicações, a Companhia Antropofágica, é um grupo criado em 2002 que tem a antropofagia como princípio motivador de seu processo sócio artístico. Em 16 anos de trabalho coletivo contínuo destaca-se uma nítida opção por pesquisar procedimentos, gêneros, autores e textos ligados à tradição das formas híbridas, muito propícias ao ideal antropófago que os move.
 

PROGRAMAÇÃO - III Feira Antropofágica de Opinião

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo - SP, 01123-000
Data: 31 de Maio, 1 e 2 de Junho de 2018 - Horário: 14h00 as 22h00
Entrada Gratuita - Classificação Livre
 
Quando: 31 de Maio de 2018 – Quinta-feira
Horário: 14:00 - Mesa de Abertura com Dulce Muniz e Convidados
Dulce começou sua carreira no Teatro de Arena de São Paulo com Augusto Boal, foi integrante do PORT (Partido Operário Revolucionário Trotskista) e hoje é ativista na Cooperativa Paulista de Teatro, na luta por políticas pública culturais no Brasil e na cidade de São Paulo.

Horário: 15:20 -  Cia Canina - Teatro de Rua e Sem Dono
Horário: 16:00 -  Cia Teatro dos Ventos
Horário: 16:40 -  Companhia Estudo de Cena
Horário: 18:00 -  Coletivo Zagaia / Zagaia em Revista
Horário: 18:40 - Cia Estável de Teatro
Horário: 19:20 - Cia Teatral Os Satyros
Horário: 20:00 - Arlequins Grupo de Teatro
Horário: 20:40 - Cia. Les Commediens Tropicales
Horário: 21:20 - Elaine Guimarães
 


01 de Junho de 2018 – Sexta-Feira

Horário: 14:00 - Teatro da Neura
Horário: 14:40 - Refinaria Teatral
Horário: 15:20 - Mamulengo da Folia
Horário: 16:00 - Cia. Teatral Boccaccione
Horário: 16:40 - O Buraco d'Oráculo
Horário: 18:00 - Alípio Freire e Cassio Brasil / Coletivo Mirante
Horário: 18:40 - Grupo Pandora de Teatro
Horário: 19:20 - Nucleozonaautônoma
Horário: 20:00 - Companhia dOs Inventivos
Horário: 20:40 - Coletivo de Galochas
Horário: 21:20 - Grupo: Quem Nós?
 

02 de Junho de 2018 – Sábado

Horário: 14:00 - Mesa de Abertura com Thiago Reis Vasconcelos (diretor da Cia Antropofágica)
Horário: 15:20 - Cia. Teatro Documentário
Horário: 16:00 - Grupo Rosa Dos Ventos
Horário: 16:40 - Xingó
Horário: 18:00 - Coletivo Tela Suja Filmes
Horário: 18:40 - A Próxima Companhia
Horário: 19:20 - Folias D'Arte / Galpão do Folias
Horário: 20:00 - Grupo Clariô de Teatro
Horário: 20:40 - Cia Antropofágica, Brava Companhia, Dolores Boca Aberta, Engenho Teatral., Companhia do Feijão, Grupo Redimunho de Investigação Teatral e Kiwi Companhia de Teatro




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »