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17/08/2022 às 14h59min - Atualizada em 17/08/2022 às 14h59min

O que é tráfego orgânico e como potencializá-lo?

Lidar com tráfego orgânico nem sempre é fácil, principalmente para uma empresa que está iniciando sua trajetória no mundo digital.

Imagem/Divulgação

Isso ocorre porque ele, diferentemente do tráfego pago, atrai as pessoas sem anúncios. Portanto, é necessário desenvolver estratégias e utilizar ferramentas para contornar o algoritmo e atingir o público-alvo ideal.

Por isso que, muitas pessoas além de utilizar esse tipo de tráfego, investe também em outras ferramentas como o crm.

Neste artigo, separamos tudo o que você precisa saber sobre tráfego orgânico e como potencializá-lo para atrair mais clientes. Boa leitura!

O que é tráfego orgânico?

Quando falamos de tráfego online, estamos nos referindo ao tráfego humano virtual através da internet. Dessa forma, esse tráfego é classificado como tráfego pago ou tráfego orgânico.

O modelo pago é quando um cliente acaba visitando seu site ou até mesmo entra para sua lista de comercial crm porque tem algum incentivo, como um anúncio no navegador ou um destaque que demanda algum valor de investimento.

Já o tráfego orgânico nada mais é do que a maneira natural que os visitantes chegam ao seu site ou conteúdo, assim, não há nenhum fator externo proposital que de alguma forma influencie esses clientes a levá-los até lá.

Estes são os clientes que pesquisam no navegador de busca, clica em algum link que não possui o selo de “anúncio” e efetua uma compra ou consome do conteúdo daquele site, como, por exemplo, entrar para a lista do app funil de vendas.

Por exemplo, você possui um e-commerce do ramo pet e um cliente em potencial pesquisa por “coleiras para cães”. Caso você não tenha realizado um anúncio com essas palavras e mesmo assim, essa pessoa encontre seu website, pode-se dizer que ele foi fisgado pelo tráfego orgânico.

Quais são os outros tipos de tráfego?

Além do tráfego orgânico, temos outros 5 tráfegos, que são:

  1. Tráfego pago

Após a nossa explicação acima, você pode estar se perguntando por que alguém pagaria por isso quando você pode obtê-lo gratuitamente.

Isso acontece porque, muitas pessoas valorizam um dos fatores que mais influenciam os lucros no fim do mês: o tempo de espera pelos resultados.

  1. Tráfego de referência

Você já pediu uma recomendação a um amigo ao contratar um produto ou serviço? Quanto mais confiável a pessoa for, maior a probabilidade de você fechar um acordo. No entanto, a referência é inserida como um link.

Você deve ter notado que ao ler o texto, vários links clicáveis ​​são inseridos no meio do conteúdo.

Eles representam o tráfego de referência, uma forma de "referenciar" outra página e permitir que os usuários naveguem até ela com um clique.

Por exemplo, você publica um artigo sobre saúde bucal e coloca um link de referência para um plano odontológico.

  1. Tráfego direto

Se voltarmos no tempo, chegaremos a uma época em que os motores de busca não existiam. Naquela época, as pessoas precisavam inserir a URL desejada em seu navegador.

O conceito de tráfego direto é exatamente isso. Não há intermediário no tráfego direto. Os usuários visitam seu site diretamente.

  1. Tráfego social

O tráfego social vem das redes sociais. Ou seja, acontece quando o link é compartilhado nas mídias online.

Esta é uma das razões pelas quais estar nestas redes é importante. Ao conquistar um público valioso nesses locais, você pode gerar mais clientes e construir uma boa lista de crm vendas.

  1. Tráfego de E-mail Marketing

O tráfego de e-mail marketing é obtido por meio de mensagens que chegam nas caixas de entrada dos usuários.

A maior diferença com este modelo é que é mais pessoal. Quando um usuário assina a newsletter, ele dá um voto de confiança ao administrador do site. E o mailing para o disparo pode ser obtido através de um sistema de crm de vendas.

Por que investir em tráfego orgânico?

Embora muitas pessoas acabem usando o tráfego pago diretamente por ela ser uma maneira mais fácil e precisa de se destacar, é muito importante entender como desenvolver um bom tráfego orgânico.

Isso porque o tráfego orgânico é a maneira natural de atrair clientes. Além disso, fortalecerá sua marca e não depende de nenhum tipo de investimento.

Como resultado, muitas marcas que usam apenas tráfego pago podem, em algum momento, ficar sem recursos para continuar investindo.

Portanto, é sempre importante lembrar que, o tráfego pago deve ser apenas seu destaque orgânico ou incentivo para melhorar.

Dessa forma, você pode construir tráfego saudável com engajamento real, que dará à sua empresa maior credibilidade e reconhecimento no mercado.

Dicas para potencializar o tráfego orgânico

Agora que já te contamos sobre todos os tipos de tráfego e as maiores vantagens do tráfego orgânico, aqui vão algumas dicas de como potencializar os seus resultados:

  1. Determine qual é o seu cliente ideal

Sua persona, ou público-alvo, serão os clientes que você deseja alcançar, pois eles possuem perfis para comprar e usar seus produtos.

No entanto, para aumentar o tráfego orgânico, você precisa saber mais do que apenas qual é esse perfil de consumidor. Portanto, observe as seguintes informações: 

  • Nome;

  • Localização;

  • Escolaridade;

  • Profissão;

  • Hobbies;

  • Necessidades; e

  • Comportamento na internet.

Dessa forma, será possível ter uma melhor compreensão do seu papel para com esse potencial cliente.

  1. Produção de Conteúdo

Também conhecida como Marketing de Conteúdo, essa estratégia é baseada no engajamento dos clientes por meio de produções textuais e audiovisuais.

Por exemplo, um artigo sobre as últimas tendências da moda pode atrair seus personagens e não apenas consumir seu conteúdo, mas também levá-los a comprar de sua empresa.

  1. SEO

Outra questão importante, mas mais técnica, é entender como usar o SEO para otimizar seu conteúdo.

Dessa forma, ele pode ser reconhecido não apenas como conteúdo de alta qualidade, mas também como algo compatível com seu personagem. 

Em suma, as técnicas de SEO conseguirão se destacar em buscadores como o Google, permitindo que você alcance facilmente seu público-alvo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 
para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.
 

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