AtaNews Publicidade 728x90
08/08/2022 às 14h49min - Atualizada em 08/08/2022 às 14h49min

Birigui inicia campanha de vacinação contra a pólio e multivacinação de crianças e adolescentes

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde de Birigui iniciou nesta segunda-feira (08/08) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, para crianças menores de cinco anos, e a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

As campanhas vão até o dia 9 de setembro e as aplicações acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. É importante que a carteirinha de vacinação seja apresentada para que possa ser feita a conferência do esquema vacinal.

O objetivo é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país. A ação também busca oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal do público-alvo, elevar as coberturas vacinais e contribuir para a prevenção, controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis.

VACINAS

Para a campanha contra a poliomielite o grupo-alvo são todas as crianças de 1 a 4 anos de idade, mesmo aquelas que já estiverem com o cartão de vacinação em dia. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 5.883 crianças nesta faixa etária.

Já para a multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes de 0 a 14 anos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto. Serão oferecidas 18 vacinas que compõem o calendário nacional de vacinação.

As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela e Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba).

Fazem parte ainda a Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Estão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY. 

As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a covid-19 em andamento e podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de cinco anos de idade.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »