AtaNews Publicidade 728x90
06/08/2022 às 13h15min - Atualizada em 06/08/2022 às 13h15min

Umectação no cabelo: saiba 4 benefícios desse tratamento

Beleza Extraordinária
Nosso cabelo demanda certos cuidados, como cuidar da exposição solar, poluição, uso de ferramentas térmicas, água do mar e muito mais. No entanto, podemos fazer ótimos tratamentos direto da nossa casa e com produtos que já temos. 

Um exemplo disso é a umectação capilar que pode ser uma ótima aliada no seu cronograma capilar. Por isso, o blog Beleza Extraordinária listou alguns benefícios da umectação no cabelo para cuidar das madeixas diretamente do nosso lar e poder ter um cabelo mais saudável e bonito.

O que é umectação capilar?
A umectação capilar é uma forma de nutrição profunda, à base de óleos vegetais puros, para recuperação e tratamento dos cabelos. Por ser um cuidado indicado a fios fragilizados, sem brilho, ressecados, com química e em transição capilar, todos os tipos de cabelo - lisos, ondulados, cacheados, crespos - podem ser adeptos dessa técnica que irá trazer de volta o poder das suas mechas. 

Quais os benefícios da umectação capilar?
A umectação no cabelo irá ajudar na fortificação do fio. Às vezes, mesmo quando estamos usando máscaras capilares, as mechas parecem não reagir ao produto, isso acontece porque, de vez em quando, precisamos de uma hidratação e umectação mais potente para trazer brilho, acabar com o frizz e selar as pontas. 

Além desses benefícios, a umectação no cabelo também ajuda no controle do atrito entre os fios, o que faz com que haja menos nós e auxilia no fortalecimento, evitando quebras; e deixa os cabelos mais macios e cheios.

1- Fortalece o cabelo
Com os óleos certos, a umectação pode ser usada para fortalecer os fios e estimular o crescimento saudável do cabelo. Além disso, os fios que já estão danificados ainda têm a possibilidade de serem tratados e é uma ótima opção para fortalecer os cabelos fracos, quebradiços, preparar o cabelo pré-química e servir como tratamento pós-química.

2- Ajuda no tratamento da queda e quebra de cabelo
O fio quando fortalecido contribui para melhorar outros aspectos do cabelo. Desta forma, em consequência de fios fortes, a queda e a quebra do cabelo serão evitadas já que o atrito do fio diminui, o que também melhora o frizz. 

3- Proporciona brilho para os fios
Quando o cabelo é bem nutrido, o brilho natural do fio é estimulado. Então, este é um ótimo benefício que a umectação capilar traz para os cabelos cacheados e crespos - que tem uma tendência maior ao ressecamento devido à estrutura curvilínea natural do fio - cabelos que estão secos, ressecados ou porosos, e cabelos que sofrem com os danos causados por fontes de calor. Portanto, mesmo que as mechas estejam comprometidas e opacas, é possível recuperá-las de forma saudável.

4- Repõe nutrientes no fio
Os óleos vegetais são repletos de nutrientes que irão tratar os fios de cabelo, que são naturalmente expostos a diversos agentes externos, como poluição e exposição solar, que acabam removendo os nutrientes das madeixas. Outros fatores que contribuem para mechas fracas e sem nutrientes são a química, utilizada em tinturas e alisamentos, e as fontes de calor - secador, chapinha, babyliss-. Ao repor,  por meio da umectação, esses nutrientes perdidos o cabelo vai ganhando força e ficando saudável conforme a rotina. 

Como fazer umectação capilar?
O nome da técnica umectação vem justamente de umedecer os cabelos. Há algumas formas de executar a nutrição com óleos vegetais, como durante o dia ou à noite. Independente do horário, a forma de aplicação é a mesma: dividir o cabelo por mechas e aplicar o óleo do comprimento às pontas. Evite sempre a raiz, principalmente se seu cabelo tem tendência a ser oleoso. Todos os fios precisam estar umedecidos.

A única ressalva para o uso deste método é para quem tem cabelo oleoso ou misto, o efeito pode não ser como o esperado, então é importante ser muito cuidadosa ao fazê-lo e entender se há a necessidade de aplicar óleo nos fios. Certifique-se sempre de que o óleo escolhido é 100% puro e extra-virgem, e não misture o óleo com nenhum outro produto. 

⦁Umectação tradicional: Pode ser feita durante o dia. O óleo precisa ficar de 2h a 4h em contato com os fios.
⦁Umectação noturna: Utilize a técnica antes de dormir e deixe o óleo agindo durante toda à noite. 
⦁Umectação quente: Para acelerar o processo de nutrição. Aqueça levemente o óleo, ou em banho maria ou no micro-ondas, de maneira que fique morno e aplique nas mechas. Tenha muito cuidado e certifique-se de que o óleo não está quente para não causar nenhum tipo de queimadura.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »