AtaNews Publicidade 728x90
29/07/2022 às 11h34min - Atualizada em 29/07/2022 às 11h34min

4 dicas para montar um escritório versátil

O ambiente de trabalho pode afetar significativamente a produtividade e o desempenho de uma pessoa. Seja no modelo remoto ou presencial, a organização do escritório é extremamente importante para a rotina dos colaboradores.

Evelyn Brito
Indo além da estética, a preocupação com a estrutura do local de trabalho é válida, tendo em vista que aspectos como a produtividade e sensação de conforto são impactados neste sentido.

Uma empresa prestadora do serviço de emissão de laudo PPRA e PCMSO que decide flexibilizar a rotina de trabalho, alternando os dias de atividades presenciais e remotas, demonstra preocupação com seus funcionários.

Como um método para auxiliar os colaboradores a manterem o prazo e a qualidade de entregas, o departamento de recursos humanos fez uma série de recomendações aos colaboradores acerca das competências de um dia a dia saudável no trabalho.

O debate entre home office, que significa trabalho de casa, e o trabalho presencial vem ganhando destaque no diálogo dos principais atuantes do mercado brasileiro, abrangendo as organizações, órgãos reguladores e a população.

Apesar dos debates serem repletos de opiniões contrárias, é válido destacar que a decisão do ambiente de trabalho é de responsabilidade dos empregadores. No entanto, se houver liberdade para isso, o colaborador pode buscar negociar conforme suas preferências.

Para o proprietário de uma corporação dedicada às atividades de terraplanagem terreno residencial, seja na presencial ou em casa, os funcionários precisam ter acesso a um escritório funcional em prol do alto desempenho.
 

Produtividade X Rotina

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, ser produtivo não é o mesmo que fazer diversas coisas ao mesmo tempo. Entende-se por produtividade a capacidade de administrar e executar diferentes tarefas com sucesso e no menor tempo possível.

Aliás, com as alterações do mercado em concordância com as oscilações econômicas, o desafio das equipes em geral é a gestão de atividades, levando em consideração o aumento de responsabilidades.

Empresas de portes e segmentos distintos têm sentido a necessidade de aumentar sua capacidade produtiva e otimizar os processos para lidar com a alternância nas relações de oferta e demanda.

Inclusive, o apelo da maioria dos profissionais é que as empresas contem com a tecnologia para viabilizar a otimização de processos, aumentando o desempenho neste sentido.

A tecnologia é um recurso amplamente importante no contexto empresarial, além disso, é versátil e consegue atender as necessidades de organizações diferentes, desde multinacionais até pequenos negócios locais.

Na prática, isso significa que um empreendedor que oferece o serviço de instalação de portão basculante com social pode fazer o uso da tecnologia para aprimorar suas atividades cotidianas.

Entretanto, não é somente a tecnologia que permite o aperfeiçoamento das rotinas. A decoração, quando funcional, também contribui para isso.
Ao esquematizar o design do escritório de trabalho, alguns aspectos importantes precisam ser levados em consideração para o ganho de assertividade, como:
  • Carga horária total;
  • Tempo médio para cada atividade;
  • Quantidade de pessoas;
  • Verificação de necessidades especiais e adaptações.
Estes são alguns dos aspectos a serem considerados no momento de idealizar um projeto de escritório. Para quem trabalha em casa, é igualmente importante ter o detalhamento das necessidades básicas.

A decoração tem a capacidade de modificar a experiência de alguma atividade, tornando-a mais simples ou complexa. Um bom exemplo disso é a aderência de relógio de ponto digital com comprovante pelas empresas.

Se antigamente era comum os colaboradores fazerem a gestão de tempo com espelhos de ponto, de forma inteiramente manual, atualmente, o uso de relógios de ponto auxilia no enriquecimento da estética e da funcionalidade.

Assim, além de trabalhar em mecanismos operacionais para aprimorar a rotina de trabalho, a recomendação mais indicada é desenvolver um projeto de decoração funcional.

Como driblar os desafios do home office?

O conceito de teletrabalho, ou home office, como é mais conhecido popularmente, entrou em alta como consequência dos desafios sanitários enfrentados pela população a nível global. Foi a alternativa mais viável para não comprometer a produtividade organizacional.

Em países como o Brasil, a cultura predominante é de que as atividades laborais devem necessariamente acontecer no escritório de propriedade do empregador. Tal cultura perpetua há anos e está sendo repensada somente nos dias atuais .

Nem todas as profissões possibilitam essa versatilidade de trabalho, em conformidade com o tipo de atividade executada. Para uma empresa que oferece serviços de carreto com caminhão de mudança, é mais raro ter departamentos que permitam o trabalho remoto.

Pode-se notar que a pauta de local de trabalho é uma discussão frequente entre executivos, gestores e funcionários, contemplando variantes no que se refere aos assuntos de organização, desempenho e qualidade de vida.

Para os adeptos do home office, é possível ter múltiplas vantagens, como o aumento de qualidade de vida, diminuição de gastos e maior conforto na gestão do tempo, uma vez que não é necessário se deslocar em transportes públicos até a empresa.

Muitos colaboradores, inclusive, relatam que com a virada de chave por intermédio do trabalho remoto, conseguiram administrar pendências de suas vidas pessoais, como a atualização do automóvel com placa padrão mercosul.

No entanto, mesmo que sejam constatados benefícios diversos no teletrabalho, esse formato pode ser prejudicial quando feito de maneira inadequada, de acordo com especialistas em gestão de pessoas.

Estes especialistas destacam que é importante que os colaboradores tenham uma rotina bem definida e disponham de um ambiente de trabalho organizado e funcional, com o intuito de garantir a produtividade.

Montando o escritório ideal

Tão importante quanto trabalhar na elaboração de planejamento de rotina, é focar na parte visual do ambiente, tornando-o favorável para o ganho de disposição para realizar as tarefas necessárias do dia a dia.

O cidadão brasileiro dedica cerca de 8 horas por dia ao trabalho. Isso sem contabilizar as horas gastas com o trajeto, no caso de quem executa suas atividades profissionais de forma presencial.

Em um departamento responsável pela gestão de pessoas em uma oficina mecânica especializada em suspensão, os indivíduos que realizam suas atividades trabalhando de casa podem contar com o ambiente mais adequado para isso.

Dois pontos principais para que o home office seja bem-sucedido são: boa conexão com a Internet e um local tranquilo onde exercer as atividades. Entretanto, é essencial considerar os impactos decorativos para ter o foco necessário.

Quando uma pessoa está efetuando suas tarefas diretamente de casa, cabe enfatizar que o ambiente não é exclusivo para o trabalho, aliás, poucas pessoas têm cômodos unicamente para isso, justamente por não ser uma cultura do país.

Portanto, investir na aquisição de equipamentos, móveis e materiais versáteis auxilia no que se refere ao desempenho, e ainda contribui para a funcionalidade, não restringindo seu uso somente para fins trabalhistas.

Sabendo da ausência do costume em lidar com o fluxo de trabalho em casa, os especialistas reúnem algumas dicas para ajudar na montagem de um escritório flexível, abordando pontos importantes a serem analisados.

1. Conforto

O primeiro ponto a ser priorizado no teletrabalho é o conforto, considerando que boa parte dos móveis vistos com frequência na residência da população em geral não possui adaptação para a execução de atividades no computador.

Ter uma mesa, ou escrivaninha, e uma cadeira ergonométrica são os dois itens indispensáveis dentro da pauta do conforto em um escritório, considerando que os profissionais dedicam várias horas diárias trabalhando em uma mesma posição.

Nesse aspecto, é preciso garantir que o lugar onde as atividades serão efetivamente realizadas seja funcional e cômodo, evitando que os empregados passem a desenvolver possíveis problemas decorrentes de má postura.

2. Iluminação

A iluminação, assim como o design de interiores como um todo, é capaz de transformar os ambientes. Através da mistura de cores, muitas sensações podem ser transmitidas e despertadas.

Para uma melhor produtividade no dia a dia, é importante contar com uma iluminação clara e limpa, evitando que os olhos se esforcem para enxergar a tela do computador. Essa ação, além de agregar benefícios para a saúde, também aumenta a produtividade.

3. Facilite a execução

Uma das principais reclamações dos colaboradores é a falta de dinamismo na execução das tarefas, o que acontece tanto no escritório, quanto em casa e é motivado por diferentes fatores advindos das distrações.

Para facilitar a conclusão das tarefas em domicílio, procure ter por perto todos os materiais e equipamentos que possa precisar. Assim, pode-se evitar levantar muitas vezes e acabar perdendo tempo com atividades supérfluas.

4. Mantenha a rotina

O planejamento e a rotina são duas competências essenciais dentro da realidade de um cotidiano saudável de trabalho. Sendo válidas tanto para atividades executadas no computador, quanto para projetos de instalação de laje h8 isopor.

A decoração funcional auxilia a manter a rotina, mas é importante o desenvolvimento de foco e metas específicas, promovendo o alto desempenho mesmo trabalhando em casa ou no escritório.

Considerações finais

A rotina de trabalho é altamente impactante para a produtividade das organizações, por isso os executivos, em trabalho em conjunto com o departamento de gestão de pessoas, buscam orientar os colaboradores para que eles consigam realizá-la da melhor forma.

Por fim, pode-se concluir que, assim como a organização e disciplina, a decoração simples consegue facilitar a rotina em termos de produtividade, assim, é essencial contar com itens funcionais e versáteis para auxiliar nas atividades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »