AtaNews Publicidade 728x90
25/05/2018 às 14h14min - Atualizada em 25/05/2018 às 14h14min

Coordenada pelo Sesc São Paulo, 24ª edição do Dia do Desafio acontece dia 30 de maio

Em todo o continente americano, campanha mobiliza mais de três mil cidades que competem e somam esforços para aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportivas

Assessoria de Imprensa
A 24ª edição do Dia do Desafio acontece no dia 30 de maio (quarta-feira) em mais de três mil cidades de 15 países. Coordenado pelo Sesc São Paulo no continente americano, a maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico esportivas é realizada todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, com o objetivo  de sensibilizar, de indivíduos a organizações, para a promoção e prática de atividades físicas e esportivas.

Segundo o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, "o Dia do Desafio reúne eixos essenciais de nossa ação institucional, como a cooperação, a promoção do lazer e o engajamento comunitário. Nesta edição, por meio de um decreto presidencial, o evento passa a fazer parte do calendário oficial do Brasil, consolidando-o como uma iniciativa que mobiliza prefeituras, instituições e pessoas comprometidas com a redução do sedentarismo e a melhoria da qualidade de vida". 

O evento propõe uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, vencendo aquela que conseguir mobilizar a maior porcentagem de participantes em relação ao número de habitantes. A partir deste ano, as cidades competirão entre si por três edições (de 2018 a 2020) com o objetivo de aumentar o vínculo entre elas.

As duplas de cidades competidoras foram formadas durante sorteio realizado dia 7 de maio, no Sesc Jundiaí (SP). A cidade de São Paulo, por exemplo, enfrenta Caracas, capital da Venezuela, enquanto o município de Santos (SP) compete com Macapá (AP), e assim por diante. No Brasil, se inscreveram mais de 1.860 municípios de 19 estados. Só no estado de São Paulo, 551 cidades participam da competição.

"A cada edição do Dia do Desafio descobrimos novas formas de motivar pessoas, grupos e cidades a praticar esportes e atividades físicas. Neste ano, buscamos estimular ainda mais a troca de experiências entre as cidades participantes, propondo que as mesmas sigam competindo por 3 anos – de 2018 a 2020 - e somando esforços para aumentar, a cada ano, o número de praticantes de atividades físicas e esportivas", ressalta Maria Luiza Souza Dias, coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano.

Destinada a pessoas de todas as idades, a programação do Dia do Desafio é desenvolvida pelas prefeituras em parceria com instituições públicas e privadas, estimulando que a população se aproprie de suas cidades para práticas coletivas e saudáveis. Confira a programação completa em sescsp.org.br/diadodesafio.

Sobre o Dia do Desafio
Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA - The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO. Realizado pelas prefeituras municipais em parceria com instituições públicas e privadas, o evento é coordenado pelo Sesc SP no Brasil desde 1995, e no continente americano desde 2000.

No ano passado, a campanha mundial contou com mais de 43 milhões de participantes. Só no Brasil, cerca de duas mil cidades de 21 estados conseguiram mobilizar mais de 27 milhões de pessoas. No último dia 4 de abril, o Presidente da República sancionou a Lei nº 13.465/2018, que institui o Dia Nacional do Desafio. Assim, a partir deste ano, toda última quarta-feira do mês de maio será, oficialmente, o Dia do Desafio em todo o território nacional.

Confira abaixo os destaques da programação do Sesc Birigui:

Vivência
Parkour com blocos

Com Gisele Fabris, do Trampolim Studio Acrobático
O público vivenciará movimentos do parkour em um circuito com blocos de espuma, estimulando suas habilidades físicas.
Dia 30, quarta, das 13h às 21h
Campo Soçaite
A partir de 3 anos
Grátis

Vivência
Desafio Ninja

O público será desafiado a passar por uma teia de fios sem tocá-los, explorando o equilíbrio, a flexibilidade e a consciência dos próprios movimentos.
Dia 30, quarta, das 13h às 21h
Sala Múltiplo Uso 2
A partir de 3 anos
Grátis

Vivência
Pad Fitness

Com Zaxis Tools
Neste jogo, o participante deve percorrer o tapete tocando com os pés ou com as mãos as sequências numéricas no menor tempo possível. Venha desafiar sua agilidade e atenção!
Dia 30, quarta, das 14h às 21h30
Área de Convivência
A partir de 6 anos
Grátis

Aula aberta
Todos no Ritmo

Nesta Aula, o público é convidado a participar do aquecimento do Dia do Desafio dançando ritmos latinos.
Dia 30, quarta, das 13h15 às 13h30
Área de Convivência
Livre
Grátis

Vivência
Circuito de lutas

Com a carateca Maria Silva
Nesta atividade, os participantes poderão vivenciar os principais fundamentos e golpes de modalidades de luta, em um circuito desafiador.
Dia 30, quarta, das 13h às 21h.
Campo Soçaite. Grátis.
A partir de 6 anos.

Aula aberta
E-Desafio entre Presidente Prudente e Birigui
Com instrutores do Sesc
Nesta atividade, uma unidade desafiará a outra executando exercícios físicos realizados em Aulas da GMF (Ginástica Multifuncional), acrescentando sempre um desafio. E tudo isto utilizando recursos da internet. Quem ganha? Todos que participarem!
Dia 30, quarta, das 19h às 19h50
Área de Convivência
A partir de 12 anos
Grátis


Serviço
Dia do Desafio
30 de maio de 2018
Todas as unidades do Sesc São Paulo (capital, litoral e interior)
Classificação indicativa: Livre
Gratuito
Mais informações: www.diadodesafio.org.br 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »