AtaNews Publicidade 728x90
23/07/2022 às 16h00min - Atualizada em 23/07/2022 às 16h00min

Criança na cozinha com segurança e alegria

Cozinhar com as crianças estimula autonomia e interesse pelos alimentos. Veja algumas dicas por faixa etária

Unimed
Não sabe o que fazer com as crianças em casa? Uma ótima opção para os fins de semana ou para as férias de julho é levar a meninada para a cozinha!
Cozinhar com as crianças é uma forma de passar momentos de qualidade juntos e, ao mesmo tempo, estimular a autonomia e o interesse pelos alimentos – acabando com aquele “isso eu não gosto, isso eu não quero”, mesmo sem experimentar.

Confira alguns cuidados e dicas de acordo com a faixa etária para deixar essa experiência de culinária infantil mais prazerosa (e segura) para todos. Ah, e prepare-se para alguma lambança - faz parte do aprendizado!

Crianças de até 3 anos na cozinha: observadores


Nessa idade, a coordenação motora das crianças ainda não é suficiente para grandes ajudas na cozinha. Mas elas podem ajudar a decorar um bolo ou até modelar pãezinhos, por exemplo. Além disso, ficar com os adultos (e nunca sozinha!) na cozinha enquanto o alimento é preparado serve como um bom exercício de observação.

Você pode deixar a criança sentada na cadeira de alimentação, no carrinho ou no cercadinho e ir mostrando o que você está fazendo, envolvendo-a sempre que possível.

“Vou cortar o alho para dar um gostinho bom” “preciso ter muito cuidado, porque a faca pode machucar meu dedo”, “ai, tá quente”, “hum, sente só o cheirinho desse manjericão”, “quer um pedacinho da cenoura?”.

Isso tudo ajuda a criança a se familiarizar com o assunto, nomear os alimentos, entender o tempo de preparo deles e até mesmo conhecer os perigos presentes na cozinha.

Categoria miniajudante na cozinha: 4 a 6 anos
Conforme as crianças crescem, o interesse em participar aumenta! Elas já possuem mais destreza e conseguem misturar os ingredientes, lavar as frutas e verduras, pegar os ingredientes no armário ou na geladeira. Mas ainda precisam da sua supervisão constante!

Nessa idade, ainda é importante mantê-las longe do fogão e das facas. Você pode deixá-las apertar o botão do liquidificador ou da batedeira, mas esteja sempre junto para evitar acidentes.


Bolos e cookies costumam ser as receitas favoritas. Afinal, parece até mágica ver uma mistura de ingredientes se transformar em algo totalmente diferente – e tão gostoso! Mas vale também envolver as crianças com comidas saudáveis, convidando-as para decorar um prato de salada, entregando os ingredientes já cortados para elas misturarem ou distribuírem na travessa.

Chefs mirins: a partir de 6 anos
A curiosidade está a mil, a capacidade de foco está bem mais avançada, eles estão começando a ler, a fazer contas… e a cozinha é um ótimo lugar para colocar tudo isso em prática. Peça ajuda para ler a receita, para calcular ingredientes e, claro, para o preparo!

Um bom exercício de matemática é analisar a equivalência de medidas. Por exemplo: quantas colheres de farinha completam uma xícara? Ou quantos copos de água completam um litro?


Para os lanchinhos da tarde, uma sugestão é fazer um bolo de caneca, ou aproveitar sobras de bolo montando um cake-pop (pirulito de bolo).

E ainda dá pra juntar a turma para preparar um concurso de pizza de frigideira. Confira a receita-base e deixe a criançada soltar a criatividade no recheio e decoração.

8 dicas para deixar a experiência culinária ainda mais gostosa:
 

1. Confira se tem todos os ingredientes para a receita antes de começar.  

2. Reforce hábitos de higiene: cozinheiros de mãos limpas, unhas cortadas e cabelo preso!  

3. Não deixe as crianças sozinhas na cozinha.

4. Relembre receitas da sua própria infância e da família.

5. Converse sobre o valor nutricional dos alimentos e a importância de não desperdiçar.

6. Deixe a criança experimentar os ingredientes.

7. Não espere perfeição. Inclusive, divirta-se com os erros. Isso ajuda a desenvolver a resiliência na infância.

8. Entenda que a sujeira faz parte, mas, depois, envolva as crianças na limpeza e arrumação como parte da brincadeira.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »