AtaNews Publicidade 728x90
09/07/2022 às 15h38min - Atualizada em 09/07/2022 às 15h38min

O que é melasma? Saiba quais são os tratamentos e prevenção

Beleza Extraordinária
Foto: Divulgação
Com o avançar da idade, certos sinais e manchas surgem no nosso corpo, a melasma é uma delas. Essas pequenas manchas acastanhadas que aparecem no rosto de muitas mulheres, principalmente na fase fértil, devem ter uma grande atenção e requer uma série de cuidados para que não ocorra o envelhecimento precoce da pele e nem atinja a autoestima.

Conversamos com a Dra. Annelise Marmore, médica especializada em Dermatologia Estética Avançada, para entender os motivos do surgimento das manchas de melasma na pele e saber quais são os métodos de tratamento e prevenção que devemos ter.

O que é melasma?
O melasma são manchas hiperpigmentadas que surgem na pele devido ao aumento da melanina. Ela pode se manifestar em pessoas adultas a partir dos 25 anos, decorrentes de problemas hormonais ou genéticos e majoritariamente em mulheres, como explica a Dra. Annelise.

“O melasma é uma mancha hipercrômica de tonalidade marrom acastanhada, que se localiza principalmente na face nas regiões da testa, maçãs, nariz e mento (queixo), mas ela também pode existir em áreas extra faciais como braço, colo e pescoço. A prevalência é muito maior em mulheres, mas pode existir em homens também”, ressalta.

Como o melasma surge na pele?
Segundo a médica dermatologista, o melasma pode surgir devido ao aumento da atividade dos melanócitos, células que realizam a produção da melanina, que aumentam a produção de de pigmentos e é depositado nos queratinócitos, camadas superficiais da pele que produzem queratina. Fatores como genética, alteração hormonal e exposição solar contribuem para o desenvolvimento do melasma na pele.

Nas mulheres é comum ocorrer o aparecimento na gravidez, também chamado de cloasma, pois as alterações dos hormônios causam a hiperpigmentação na pele e que podem vir a desaparecer depois do período gestacional.

Melasma tem tratamento?
O melasma é uma doença que não tem cura, mas existem diversos tratamentos que podem diminuir as manchas e uniformizar o tom da pele. Dermocosméticos como ácidos glicólico e retinóico são indicados para o tratamento de redução da melasma. Além disso há também procedimentos estéticos que auxiliam o tratamento de clareamento, como o laser e o peeling, que potencializam o processo de despigmentação de manchas.

Lembrando que é sempre recomendado consultar um dermatologista para que possa ser orientado o tratamento adequado para cada caso e não causar danos maiores à saúde.


Quais cuidados ter com a pele com melasma?
Os cuidados que a pele com melasma deve ter são os básicos da rotina de skincare: limpar, hidratar e proteger. A única ressalva que se deve ter é que os produtos devem ser específicos para o tratamento de peles sensíveis e não podem ser feitos em excesso, para não causar irritabilidade e ocasionar o efeito rebote, piorando ainda mais a irritação da pele.

Importância da proteção solar
O uso de protetor solar é indispensável em qualquer tipo de pele, independente de haver problemas de hiperpigmentação ou não. Na pele com melasma o cuidado deve ser redobrado e o fator solar deve ser alto, para que ocorra a melhor proteção contra os raios UVA e UVB.

A Dra. Annelise Marmore ressalta que a importância da proteção solar, isso porque o sol aumenta a produção de melanina pelos melanócitos: "Pegar sol aumenta a produção de melanina e, consequentemente, intensifica a coloração do melasma. Por isso, o uso do protetor solar é, sem sombra de dúvidas, o principal pilar para o tratamento do melasma para proteger a pele. Não adianta realizar tratamento com os laseres e usar os produtos corretos, se não tiver a fotoproteção”.

Para que sua pele esteja sempre bem protegida e evitar os danos que os raios solares causam, o protetor solar facial com cor será seu aliado no tratamento para a melasma. Além de proteger a pele, ele garante a uniformização instantânea do tom do rosto.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »