03/07/2022 às 16h11min - Atualizada em 03/07/2022 às 16h11min

Moussaka com rolinhos de berinjela e purê de batata doce

A Receitaria
Se você já esteve na Grécia ou é fã da culinária grega, certamente não esqueceu as deliciosas moussakas. Um gratinado de batata, carne moída e berinjela é um clássico mediterrâneo já popular em todo o mundo.

No entanto, nossa receita de moussaka é um pouco diferente da original: fizemos rolinhos de berinjela recheados com carne moída e os colocamos em uma cama de purê de batata doce. Finalmente cobrimos tudo com molho bechamel. Definitivamente, esta versão é uma forte concorrente à receita tradicional.

Porções: 6
Tempo total: 2 h 15 min
Grau de dificuldade: simples

Ingredientes:

2 berinjelas grandes;
1 colher de sopa de azeite;
1 colher de chá de sal;
100 g de queijo cheddar ralado;
50 g de queijo feta.

Para o purê de batata doce:

750 g de batata doce;
50 g de manteiga;
50 ml de leite;
Sal e pimenta.

Para a carne moída:

1 colher de sopa de azeite;
1 cebola roxa picadinha;
2 dentes de alho picadinhos;
750 g de carne moída;
1 colher de chá de canela;
1 folha de louro;
1 colher de chá de pimenta em flocos;
Orégano, sal e pimenta;
400 g de molho de tomate;
100 g de queijo ralado.

Para o molho bechamel:

50 g de farinha de trigo;
50 g de manteiga;
500 ml de leite;
Noz-moscada, sal e pimenta.

Passo a passo:

1. Descasque as batatas doces e cozinhe-as. Em seguida, triture-a com manteiga e leite até obter um purê cremoso. Tempere o purê com sal e pimenta e espalhe-o uniformemente no fundo de uma forma desmontável.

2. Corte as berinjelas ao comprido em fatias finas. Pincele-as com azeite e tempere com sal. Frite-as brevemente em ambos os lados.

3. Refogue a cebola e o alho. Tempere a carne moída com sal e pimenta e adicione-a à panela junto com a folha de louro e os flocos de pimenta. Frite a carne moída, adicione o molho de tomate e cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos.

4. Cubra cada berinjela com um pouco de carne moída e polvilhe queijo por cima. Enrole as fatias e coloque-as em cima do purê.

5. Para o bechamel, derreta primeiro a manteiga e, sem parar de mexer, acrescente a farinha aos poucos. Em seguida, adicione o leite até obter uma consistência cremosa. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.

6. Despeje o molho bechamel sobre o purê, espalhe queijo ralado por cima e cubra os rolinhos com queijo feta. Leve a moussaka ao forno por 20 minutos a 180 °C. Antes de servir, polvilhe ervas frescas por cima.


Esta receita de moussaka combina berinjela, carne moída, purê de batata doce e molho bechamel de uma forma fenomenal. Não deixe de experimentar nossa receita e levar um pouco da Grécia para a sua mesa!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »