AtaNews Publicidade 728x90
27/06/2022 às 12h10min - Atualizada em 27/06/2022 às 12h10min

Secretaria de Saúde passa a receber doses de vacina contra raiva para imunização de cães e gatos

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância e Controle de Vetores, passará a imunizar os cães e gatos da população por meio de vacinação de rotina em ponto fixo. Poderão ser vacinados animais sadios acima de 4 meses, incluindo as fêmeas que não estejam prenhes ou lactantes.

A imunização será realizada em todos os animais que passam pelo Programa de Castração e de Adoção do Canil Municipal. O munícipe com interesse em imunizar seu pet pode entrar em contato pelo (18) 3643-6233 ramal 230, das 7h30 às 12h30, para receber um número de protocolo para o agendamento.

A chefe de divisão de Vigilância e Controle de Vetores, Aline Sagerato Lobato, explicou que em Birigui o vírus da raiva é considerado controlado. Ou seja, há mais de 15 anos o município não tem casos da doença diagnosticados em animais domésticos ou humanos.

Conforme Aline, as campanhas de vacinação estão suspensas por tempo indeterminado em municípios não endêmicos, ou seja, onde não houve casos positivos do vírus por determinado período, como é o caso de Birigui, por determinação do Governo do Estado de São Paulo.

Porém, o Instituto Pasteur, que produz e fornece vacinas para o Estado, destinará através do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de modo fracionado, doses do imunizante para Birigui. “A chegada das doses em quantidade fracionada ocorrerá de forma periódica. Por isso, estabeleceremos uma ação organizada para otimizar o uso do imunizante”, explicou.

AGENDAMENTO

Desta forma, a aplicação ocorrerá conforme a disponibilização das doses de vacinas. O tutor do animal será avisado pela Secretaria de Saúde sobre o local e dia agendado para que leve seu animal para ser imunizado. O andamento da agenda também poderá ser acompanhado por meio da página oficial do Canil Municipal (@canilbirigui) no Facebook.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »