AtaNews Publicidade 728x90
11/06/2022 às 21h13min - Atualizada em 11/06/2022 às 21h13min

Ficar ruiva em casa: como fazer a transformação partindo de diferentes tons de cabelo?

Beleza extraordinária
Foto: Divulgação
Quem quer fazer uma transformação ousada no visual já deve ter pensado em ficar ruiva. Os tons de cabelo vermelho são quentes, sofisticados e cheios de charme, e por isso, estão no topo da lista de desejos de muitas mulheres quando o assunto é coloração.

Mas você sabia que dá para fazer a mudança partindo de diferentes tons de cabelo sem precisar ir até o salão? Pois é, seguindo alguns cuidados e orientações para encontrar a melhor nuance e preparar o cabelo para receber a coloração e não agredir demais os fios, é possível ficar ruiva em casa e conquistar um resultado incrível. O Beleza Extraordinária reuniu dicas valiosas que vão te ajudar no processo. Confira!

DO LOIRO AO RUIVO: COMO ESCURECER OS FIOS SEM DANIFICAR A FIBRA CAPILAR

Passar do loiro para o ruivo é uma ótima opção para quem enjoou dos fios claros e quer escurecer um pouco as madeixas sem ficar morena de vez. A mudança não costuma precisar de descoloração, já que a base da maioria dos loiros é clara o suficiente para oferecer uma boa cobertura aos tons de vermelho. Em alguns casos, pode ser preciso fazer uma pré-pigmentação para escurecer os fios o suficiente para abrir a cor na altura correta.

Para fazer a mudança sem errar, a dica é começar aos poucos: escolha uma nuance próxima ao seu tom atual para não criar um contraste muito grande ou causar manchas no cabelo. O ruivo acobreado é perfeito para as loiras porque preserva a delicadeza e a suavidade de tonalidades mais claras ao mesmo tempo em que oferece a elegância do cabelo ruivo.  

MUDAR DO CASTANHO OU PRETO PARA O RUIVO PODE PRECISAR DE MAIS ATENÇÃO
Se o seu cabelo é castanho escuro ou preto, você também pode fazer a transformação para o ruivo em casa. Entre as cores de cabelo para morenas que mais fazem sucesso, as tonalidades fechadas de ruivo estão entre as campeãs. 

Caso seu cabelo seja virgem e você queira apostar em uma nuance como o ruivo escuro, pode não ser necessário passar por uma descoloração. Já para cores mais claras e suaves, criar uma base clara é essencial para fixar a cor e, portanto, precisará descolorir.

No caso de cabelos tingidos, o processo é um pouco diferente. Lembre-se da regra básica da colorimetria: tinta não clareia tinta, então, passar pela decapagem para remover os pigmentos coloridos do cabelo vai ajudar a criar um resultado mais uniforme. Esse procedimento deve ser feito no salão de beleza para não danificar o cabelo. Além disso, é preciso observar se os fios estão saudáveis o suficiente para essa etapa e reforçar os tratamentos do seu cronograma capilar. 

COLORAÇÃO PERMANENTE X TONALIZANTE: QUAL É O MELHOR PARA FICAR RUIVA EM CASA?
Escolher o tipo de tinta é uma das decisões mais importantes para quem quer ficar ruiva em casa. O tonalizante ruivoé uma boa opção para quem nunca fez coloração antes, já que fórmula sem amônia é mais suave e não agride tanto a fibra capilar. Por outro lado, ele também desbota com facilidade depois de algumas lavagens. Por isso, é ideal se você quer experimentar a cor aos poucos antes de embarcar de vez no cabelo ruivo.

Já a coloração permanente oferece cobertura e durabilidade maior, pois penetra profundamente no interior do fio para depositar pigmentos. Se você está certa da mudança e quer uma cor, essa opção é pra você!

Lembrando que o tonalizante também pode ser usado para retocar as madeixas depois de algumas semanas, reavivando a cor e dando um banho de brilho intenso aos cabelos vermelhos. Seja qual for o seu caso, fazer tratamento depois da química é fundamental!

DICAS PARA PRESERVAR A COR E DIMINUIR O DESBOTAMENTO DO RUIVO
O cabelo ruivo é conhecido por desbotar com mais facilidade do que outras cores. Isso acontece porque os pigmentos vermelhos presentes nas colorações são muito pequenos e se desprendem da fibra com facilidade. Por isso, é essencial montar uma rotina de cuidados caprichada para prolongar a durabilidade da cor.

A dica é apostar em shampoo e condicionador próprios para cabelos coloridos, que vão limpar com suavidade e devolver hidratação à fibra sensibilizada pela química, deixando os fios mais macios, suaves e brilhantes. A máscara de tratamento semanal também faz toda a diferença para recuperar a saúde do cabelo, além de nutrir e ajudar a proteger a cor. Investir em um bom leave-in com filtro UV e proteção térmica é indispensável, pois ele previne a oxidação do cabelo vermelho quando exposto ao calor.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »