AtaNews Publicidade 728x90
16/05/2022 às 15h13min - Atualizada em 16/05/2022 às 15h13min

Cardiologista do IMC fala sobre a importância de equipe multidisciplinar no diagnóstico de hipertensão em crianças e jovens

Médico alerta que maioria dos pais não sabe que criança é hipertensa, pois a doença é silenciosa

Redação
Foto: Imagem Ilustrativa
Por acometer muitos adultos e, sobretudo, idosos, a hipertensão arterial é considerada, sobretudo, uma doença que atinge somente estas faixas etárias. Na verdade, a “pressão alta”, como é popularmente conhecida, atinge 17% das crianças e jovens no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). E o que é mais preocupante: é uma doença silenciosa, o que exige uma atenção redobrada dos responsáveis, sobretudo se já há histórico desta condição na família.

“Crianças devem ter a pressão arterial medida já a partir dos 3 anos, durante a consulta ao médico para que possa diagnosticar a hipertensão. Este exame inicial é de extrema importância, sobretudo porque a doença costuma ser silenciosa também nas crianças, porém, como vimos, tem diagnóstico fácil”, afirma o cardiologista Antônio Hélio Pozetti, do Instituto de Moléstias Cardiovasculares – IMC, de São José do Rio Preto.

A pressão alta em crianças e adolescentes pode ser primária, quando está associada a hábitos de vida, alimentação e sobrepeso, ou secundária, quando advém de outros problemas de saúde, normalmente cardíacos, renais ou endócrinos. É importante, portanto, que o diagnóstico e tratamento envolvam médicos de várias especialidades como cardiologista, pneumologista e endocrinologista e seja realizado em instituição que concentre todos os exames necessários.

“No IMC, nós contamos com este corpo clínico multidisciplinar, com cardiologistas, endocrinologistas e pneumologistas que, cada um em seu campo de conhecimento, têm condições de diagnosticar um dos muitos sintomas da hipertensão e assim todos atuarmos no tratamento do paciente”, explica Dr. Pozetti. Os médicos dispõem no IMC de todos os exames necessários para auxiliá-los, como exames laboratoriais, avaliação metabólica, prova de função renal, raios x, ecocardiograma, doppler, entre outros.

A hipertensão arterial secundária, frequente também entre as pessoas com mais de 60 anos, pode ter inúmeras causas, como a doença renal crônica, a obesidade, a apneia do sono, distúrbios do metabolismo (hipotireoidismo, hipertireoidismo, Síndrome de Cushing), feocromocitoma (tumor benigno que surge nas glândulas adrenais), acromegalia (produção excessiva do hormônio do crescimento) e a coarctação da aorta (estreitamento deste grande vaso sanguíneo que leva o sangue do coração para o corpo).

“São, portanto, vários problemas que atingem o corpo humano que podem causar a hipertensão. Por isso, existem vários sintomas que indicam a possibilidade de a pessoa, inclusive criança e jovem, ser hipertensa”, afirma o cardiologista do IMC, relacionando os sintomas: ronco, fadiga crônica, sopro abdominal, ganho de peso excessivo em poucos meses, dor de cabeça (cefaleia) e tremores.

Dr. Pozetti faz questão de informar que a avaliação de uma criança ou jovem suspeita de ser hipertensa é bastante criteriosa. “No IMC, nesta consulta, verificamos a existência de um ou mais sintomas característicos da hipertensão, aferimos a pressão sanguínea nos dois braços, palpamos os pulsos, inclusive nos membros inferiores, verificamos se há estrias, características da Síndrome de Cushing, e se há sopro abdominal, indicativo de possibilidade de doença renal”, detalha o cardiologista.

Daí a importância de se dispor de equipe multidisciplinar. Diante do relato do paciente de ronco ou fadiga ou do diagnóstico de dispneia, por exemplo, o pneumologista pode encaminhá-lo ao cardiologista, que irá examiná-lo a fim de confirmar se ele é hipertenso. O mesmo ocorre com o endocrinologista ao atender paciente obeso e que apresenta sintomas indicativos de hipertensão.

Ao tratar da pressão alta, o corpo clínico do IMC atua também sobre a causa. Se é a apneia do sono, recomendam uso do bipap e perder peso. O sopro na barriga revela possibilidade de o paciente ter doença renovascular, cuja solução é a colocação de stent na artéria renal, realizado pela equipe especializada da hemodinâmica. Stent ou cirurgia são os tratamentos prescritos para quem tem coagtação na aorta. Para as pessoas com hipo ou hipertireoidismo, medicações. “Enfim, para tratar a hipertensão, temos normalmente que atuar sobre a causa, e o tratamento envolve médicos e procedimentos de várias especialidades”, ressalta Dr. Pozetti.

É certo que a hipertensão é uma doença característica de idade avançada, contudo, o cardiologista do IMC reforça que, já a partir da infância, as pessoas precisam realizar o checkup cardiológico periódico, ao menos uma vez por ano. No IMC, o checkup envolve o cardiologista e a equipe multidisciplinar que realizam uma série de exames diagnósticos e físicos, como o eletrocardiograma e o teste ergométrico de esforço, por exemplo.

A prevenção, não importa a idade, envolve também a adoção de hábitos saudáveis como praticar exercícios físicos regularmente, evitar excesso de sal na alimentação, combater a obesidade e ter atividade de lazer, entre outros, orienta o cardiologista.

E, caso a criança, o adulto ou o idoso sinta algum sintoma, como arritmia ou princípio de infarto, é fundamental que procure ou seja levado, de preferência, a uma emergência cardiológica. “É um serviço que possui equipe multiprofissional especializada para diagnosticar um quadro cardiovascular grave com o máximo de agilidade e prosseguir com o atendimento adequado para cada caso específico”, diz Dr. Pozetti.

Como centro de referência no Estado de São Paulo, o IMC possui emergência cardiológica 24 horas por dia, contando com unidade coronariana, estudo eletrofisiológico, hemodinâmica e um setor exclusivo para a realização de exames cardiológicos e centro cirúrgico.

O Ministério da Saúde estima que existam no país mais de 30 milhões de hipertensos, dos quais, apenas 10% fazem o controle adequado. Além de ser considerada a doença de maior prevalência na população brasileira e é a principal causa de morte no Brasil e no mundo.

A hipertensão faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal e acaba comprometendo o funcionamento de outros órgãos. Diversos fatores contribuem para a elevação da pressão arterial, dentre eles, obesidade, sedentarismo, estresse, herança familiar e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Considera-se ideal a pressão igual ou menor 135 x 85mm Hg, mas pode variar dependendo da faixa etária. Porém, cardiologistas advertem que variações destes números são aceitos. Por exemplo, com o avanço da idade é normal que a pressão mude, sem comprometer a saúde. Porém, só um médico está habilitado a dizer se a variação é aceitável.

Sobre o Instituto de Moléstias Cardiovasculares - IMC

Fundado em 1967, o Instituto de Moléstias Cardiovasculares – IMC, de São José do Rio Preto (SP), é referência no interior paulista não só no tratamento de doenças cardíacas e vasculares, como também no ensino e pesquisa, sendo formador de centenas de médicos e na condução de estudos nacionais e internacionais.

O instituto possui 100 médicos renomados e 400 profissionais de outras áreas da saúde e de apoio. Realiza mais de 3 mil consultas mensais e 421 mil exames ao ano, em pacientes provenientes de vários estados.

Embora a sigla IMC esteja mais associada à cardiologia, o centro possui cerca de 100 médicos de várias especialidades, que atuam também em arritmias cardíacas, medicina nuclear, hemodinâmica, radiologia e exames diagnósticos (ecocardiograma, espirometria, ultrassonografia vascular, ergometria e ergoespirometria), além de laboratório de análises clínicas.

O IMC possui Hospital com centro cirúrgico, UTIs (9 leitos), hotelaria (22 leitos) em estrutura moderna para que o seu corpo clínico e profissionais de outras instituições de saúde tenham plenas condições de realizar procedimentos cirúrgicos de várias especialidades da medicina.

Um dos diferenciais do IMC é a emergência cardiológica 24 horas por dia, que conta com unidade coronariana, estudo eletrofisiológico, hemodinâmica e um setor exclusivo para a realização de exames cardiológicos e centro cirúrgico.

 *com informações do Instituto de Moléstias Cardiovasculares – IMC, de São José do Rio Preto.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »