AtaNews Publicidade 728x90
15/05/2022 às 22h37min - Atualizada em 15/05/2022 às 22h37min

Paracetamol em excesso pode causar hepatite; entenda riscos

TecMundo
Foto: Shutterstock
O paracetamol é uma medicação com ação analgésica e antitérmica, amplamente utilizada para alívio de dores e febre. Mas apesar de ser uma medicação segura, seu uso indiscriminado pode causar hepatite medicamentosa e morte.

A dose máxima recomendada, dentro de um período de 24 horas, é de no máximo 3 gramas a 4 gramas. Dentro dessa dosagem a medicação é segura e não deve provocar eventos adversos.

Uso de remédios deve ser feito com acompanhamento de um especialista para evitar riscos

Uso de remédios deve ser feito com acompanhamento de um especialista para evitar riscos


No entanto, é preciso lembrar que o paracetamol também está presente em outras medicações. Por isso é importante verificar as bulas para ter certeza dos componentes do remédio e suas dosagens. É indicado que não se faça o uso de dois medicamentos que contenham paracetamol ao mesmo tempo, por poder haver superdosagem acidental. Não é indicado usar o remédio e consumir álcool no mesmo período.

Mas como funciona e quais são as dosagens seguras de paracetamol?
O paracetamol é metabolizado pelo fígado, e gera substâncias que, em sua maioria, não são tóxicas, e não causam nenhum mal ao órgão. Mas caso o uso do medicamento seja acima do indicado, as substâncias tóxicas geradas, não conseguem ser eliminadas pelo organismo, e acabam causando lesões às células hepáticas. Se não tratado de imediato, as lesões podem gerar hepatite, e consequentemente, falência do órgão e morte.

As doses indicadas para cada faixa etária são de até 4 gramas, para adultos e crianças acima de 12 anos. Para crianças entre 2 anos e 11 anos, a dose dentro de 24 horas não deve ultrapassar de 50 microgramas a 75 microgramas; e para crianças abaixo de 11 quilos, com menos de 2 anos, ou com menos de 20 quilos, um médico deve ser consultado para verificar uma dosagem segura.

O paracetamol é uma medicação segura, desde que sua dose diária seja respeitada.

O paracetamol é uma medicação segura, desde que sua dose diária seja respeitada.


Caso haja superdosagem, sinais e sintomas como náusea, vômito, dor abdominal, falta de apetite podem estar presentes, assim como os olhos podem ficar amarelados, caso a hepatite já tenha se iniciado.

Em caso de superdosagem acidental, intencional ou mesmo suspeita de que o limite diário da medicação tenha sido ultrapassado, é indicado a procura imediata de ajuda médica. Se possível, é importante levar consigo a embalagem ou a bula do remédio utilizado.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »