AtaNews Publicidade 728x90
15/05/2022 às 14h26min - Atualizada em 15/05/2022 às 14h26min

Bolo de xadrez espetacular com cream cheese

A Receitaria
Para o nosso xadrez, você nem precisa dominar esse jogo de estratégia. Basta amar bolos! Este bolo xadrez tem tudo, tanto no sabor quanto na aparência. Uma leve massa de chocolate combinada com um delicioso creme de cream cheese oferecem um popular jogo de estratégia em forma de bolo que agrada muito. 

Porções: 6-8
Tempo total: 1h35 
Grau de dificuldade: avançado

Ingredientes:

Para o bolo de chocolate:

130 g de farinha de trigo;
40 g de cacau em pó;
200 g de açúcar;
4 ovos;
50 ml de óleo;
10 g fermento em pó;
1 colher de sopa de essência de baunilha;
1 pitada de sal;
Forma: 18 x 18 cm

Para o creme de cream cheese:

500 gr de cream cheese;
500 gr de creme de leite fresco;
1 colher de sopa de essência de baunilha;
100 ml de leite;
17 g de gelatina em folha;
200 g de iogurte natural;
150 g de chocolate branco;
150 g de açúcar;
8 barras de chocolate.

Mais:

2 formas de bolo quadradas;
Peças de xadrez de chocolate
Chocolatinhos quadrados.

Passo a passo:

1. Primeiro separe as claras das gemas e bata as claras com cerca de metade do açúcar e sal. Em seguida, bata as gemas com a outra metade do açúcar e essência de baunilha. Misture também os ingredientes secos, ou seja, farinha, cacau e fermento. Em seguida, despeje delicadamente as claras na massa de gemas. Adicione o óleo e peneire os ingredientes secos. Despeje a massa na forma e leve ao forno por 35 minutos a 175 °C. Por fim, deixe o bolo esfriar completamente.

2. Para o cream cheese, misture-o com o iogurte, essência de baunilha e o açúcar. Amoleça a gelatina e dissolva no leite quente. Adicione o chocolate branco e mexa até dissolver completamente.

3. Bata o creme de leite frio deixando com consistência semi-firme (chantilly). Misture delicadamente o chocolate e a gelatina com o creme de cream cheese e, para finalizar, adicione o chantilly. Despeje a mistura pronta em um saco de confeitar.

4. Corte o bolo no formato 16 x 16 cm. Em seguida, corte-o duas vezes na horizontal, para obter três fatias da mesma espessura.

5. Coloque a primeira fatia de bolo em uma assadeira quadrada e espalhe 2-3 colheres de sopa de cream cheese sobre a base do bolo.

6. Coloque as outras duas fatias de bolo na bancada e corte cada uma em quatro quadrados de tamanhos diferentes (como na imagem abaixo).

7. Coloque o maior e o terceiro maior quadrado na assadeira e preencha os espaços com o cream cheese.

8. Em seguida, coloque o segundo maior e o menor quadrado na assadeira e preencha também os espaços entre eles com cream cheese. Repita as camadas com o segundo recheio, mas invertendo a disposição, para obter um padrão quadriculado.

9. Para finalizar, cubra com uma camada de creme de cream cheese e, por cima, vários pequenos quadrados de chocolate em formato de tabuleiro de xadrez. Leve à geladeira por 24 horas. Coloque também o restante do creme de cream cheese na geladeira.

10. Antes de servir, cubra completamente a parte externa do bolo com o restante do creme e peças de xadrez de chocolate.


Pode um bolo ser ainda mais impressionante? Adoramos este bolo xadrez! O melhor é comê-lo assistindo à série O Gambito da Rainha. Aproveite!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »