AtaNews Publicidade 728x90
05/05/2022 às 11h56min - Atualizada em 05/05/2022 às 11h56min

GESTAÇÃO DE DOIS ANOS: POR QUE OS ELEFANTES DEMORAM TANTO PARA NASCER?

Um estudo revelou os mistérios por trás do longo período que os paquidermes permanecem no útero materno

History
Entre os mamíferos, o elefante é a espécie cuja gestação é mais longa. Os filhotes desses animais demoram quase dois anos para nascer. De acordo com os cientistas, isso acontece por uma série de fatores. 

Intelecto dos elefantes
Em primeiro lugar, os elefantes são os maiores mamíferos terrestres do mundo. Devido ao tamanho avantajado dos filhotes, eles demoram mais para se desenvolver no útero materno. Mas essa não é única causa para a demora na gestação dos paquidermes.

Outro motivo importante pelo qual os elefantes demoram para se desenvolver é o tamanho de seu intelecto. O cérebro deles é três vezes maior que o dos humanos e contém o triplo de neurônios. Sua região do lobo temporal (área responsável pela memória) é excepcionalmente desenvolvida, com maior número de dobras, o que significa que pode armazenar mais informações. Portanto, o ditado que diz que "um elefante nunca esquece" tem fundamento.

Na década passada, um estudo desvendou o processo biológico por trás da gestação dos elefantes. Segundo os pesquisadores, as fêmeas da espécie têm um ciclo único de ovulação e uma gestação prolongada devido a um mecanismo hormonal que não é observado em nenhuma outra espécie de animal. Essa ovulação é desencadeada por dois surtos de produção do hormônio reprodutivo LH (hormônio luteinizante). Já a longa gestação é garantida por hormônios secretados por várias estruturas do ovário, conhecidas como corpo lúteo.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »